Aconteceu em Tutóia, nesta quarta-feira(12) de janeiro de 2022, a primeira reunião da Comissão intersetorial do Selo UNICEF 2021-2024.
Selo UNICEF – Edição 2021-2024 tem recorde de adesões: 2.023 municípios em 18 estados
Dois mil e vinte e três municípios assumiram um compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia e do Semiárido ao aderir ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024. O Selo é realizado em 18 estados, sendo nove da Amazônia Legal brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e nove do Semiárido brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Confira aqui a lista de municípios que confirmaram participação na edição 2021-2024 do Selo UNICEF.
Com mais de 20 milhões de crianças e adolescentes, as regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira são territórios prioritários para o UNICEF no Brasil. Isso porque neles estão as maiores concentrações de meninas e meninos em situação de exclusão e vulnerabilidade social no País.
Além dos desafios geográficos enfrentados por quem vive nessas regiões – como a seca em partes do Semiárido e as dificuldades de acesso em regiões da Amazônia –, há outros problemas que impactam a vida de crianças e adolescentes.
Nesta edição, o apoio técnico ao enfrentamento da pandemia de covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.
Nos dois territórios, ainda há muitos meninos e meninas sem acesso a serviços básicos de saúde, escolas, água e saneamento e alimentação adequada. Existem também crianças e adolescentes com acesso a alguns desses direitos, mas não com a qualidade mínima necessária. Eles frequentam escolas sem infraestrutura e postos de saúde e hospitais sem profissionais em quantidades adequadas. Têm acesso a água suja, espaços de lazer precários, sistemas de proteção contra violência ineficientes e enfrentam tantos outros desafios que os impedem de crescer e se desenvolver com dignidade.
Compromisso conjunto
A realização de mais uma edição do Selo UNICEF ocorre por meio de um compromisso conjunto de nove instituições nacionais e regionais, que se unem ao UNICEF pela garantia dos direitos de mais de 20 milhões de meninas e meninos:
- Associação Brasileira de Municípios (ABM)
- Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas)
- Confederação Nacional de Municípios (CNM)
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
- Consórcio Interestadual da Amazônia Legal
- Consórcio Nordeste
- Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
- União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
Cada instituição apoiará os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.
A implementação do Selo UNICEF nos municípios dos 18 estados de Amazônia e Semiárido conta ainda com parceria técnica de seis organizações:
- Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE)
- Associação de Defesa da Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva, Educação e Cidadania (Asserte)
- Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC)
- Instituto Formação
- Instituto Peabiru
- Visão Mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário