Os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e clínicos, que são exclusivos para o atendimento de pessoas com a Covid 19, já ultrapassaram o percentual de 70% de ocupação, na Região Metropolitana de São Luís. A informação é do mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizado na noite de domingo (23).
Os dados assustam por comprovar o consequente aumento de casos da doença e o grande número de pessoas que têm se internado neste leitos exclusivos. Muitos casos estão se recuperando em isolamento domiciliar, enquanto outros têm se agravado e chegado às UTI’s e leitos clínicos.
De acordo com o boletim, a ocupação dos leitos de UTI’s está em 71,62%; e dos clínicos, 76,15%. São Luís é a cidade com maior número de internações – 49.063. Considerando outras regiões, Imperatriz é a segunda com mais pessoas internadas por Covid-19, totalizando 21.777. Em todo o Maranhão, são 378.415 casos da doença já confirmados, sendo 304 novos, registrados no domingo (23).
Apesar da alta das internações, a maioria dos casos não chega à gravidade maior da doença. Os sintomas apresentados pelos que têm contraído a variante são leves, em geral, e a recuperação é mais breve.
Características são atribuídas ao enfraquecimento do vírus.
O aumento da ocupação de leitos mostra que é preciso ainda manter o uso da máscara, o distanciamento, uso do álcool em gel e lavar as mãos regularmente. Cientistas acreditam que a vacinação contra a Covid-19 mostra seus efeitos positivos, evitando a evolução da doença em grande parte dos casos. Mas não impede, por enquanto, o contágio em grande escala com as mutações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário