RIO BARRO DURO, TUTOIA-MA
Documentário produzido pelo professor Elivaldo Ramos
Os rios Barro Duro e Bom Gosto são os dois maiores em extensão e volume de água e os mais importantes de Tutoia.
O rio Barro Duro recebe esse nome porque deságua no mar de Tutoia no Distrito de Barro Duro, uma das mais antigas povoações do município.
Mas, antes de desaguar no mar, ele tem como principal nascente o povoado Buritizinho, que fica distante da sede municipal, aproximadamente, 79 quilômetros por via terrestre em estrada do tipo carroçal.
Da nascente até o Barro Duro o majestoso rio serve de abastecimento e uso variado, seja nas farinhadas para colocar a mandioca de molho, seja para irrigar pequenas plantações da agricultura familiar, entre outros usos das populações que fixaram residências as suas margens, dos povoados:
Bebedouro
Pequizeiro
Boa Hora
Belém
Surrão
São Gregório
Cocal
Passagem Velha
Belágua
Curralinho
São Bento
Santa Rosa dos Teodoros
Santa Rosa dos Tomaz
São João dos Tomaz
No total, o rio abastece 16 comunidades de Tutoia.
No ano de 2015, a nascente do Povoado Buritizinho secou.
Nenhuma gota de água ficou no local onde antes tinha uma lagoa, local de onde tinha uma fonte ou passagem como chamavam os moradores, dali a água seguia formando o rio Barro Duro.
Alguns trechos de brejo haviam sido utilizados por lavradores para fazerem roça, muito próximos daquele local, ocorrendo assoreamento.
No ano de 2016, um grupo de moradores liderado pelo jovem professor da comunidade Jocenilson Lima e do Agente de Saúde Kiko, com a ajuda do professor e biólogo Alexandre Lago e ainda do Contador Rodrigues e de muitos outros iniciaram uma campanha para salvar o rio.
Alunos de escolas do Ensino Médio fizeram aulas de campo no local, a comunidade realizou uma grande reunião que eles chamaram de “1ª Conferência na Comunidade Buritizinho”, mobilizando sindicato rural, associações de moradores, vereadores, entre outros discutindo a preocupação com a morte do Rio Barro Duro.
A partir dessa ação outras comunidades começaram a também se mobilizar, como o povoado Curralinho com a liderança do jovem Pedro, presidente da associação à época.
O colégio Casemiro de Abreu fez um workshop com alunos do Ensino Médio e comunidade para discutir a questão e os blogs da cidade repercutiram essas ações.
Uma preocupação geral tomou conta de todos para salvar o rio Barro Duro. Os roçados às margens do rio foram gradualmente deixando de ocorrer.
Fato que em 2019, quatro anos após intenso movimento e com o período chuvoso que foi melhor que nos anos anteriores os moradores e povo de Tutoia comemora a volta da água na nascente no Buritizinho.
Uma alegria generalizada, ver gotinhas de água surgindo novamente, onde antes era uma área com abundância de água e que tinha secado. Eu acompanhei e fiz registros dessa alegria.
Que essa ação que ficou na nossa história, do rio Barro Duro, sirva de reflexão para outras comunidades, e em especial, às do Rio Bom Gosto.
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário