sexta-feira, 30 de setembro de 2022

DESEMPREGO - Brasil diminuiu para 8,9% com a queda de 0,9 ponto percentual registrada

 

Desemprego cai para 8,9%, menor taxa desde 2015

Agência Brasil

Marcello Casal JrAgência Brasil

O desemprego no Brasil diminuiu para 8,9% com a queda de 0,9 ponto percentual registrada no trimestre encerrado em agosto, em comparação com o período anterior, terminado em maio.

O percentual é o menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015, quando atingiu 8,7%. O contingente de pessoas ocupadas ficou em 99 milhões, batendo novamente o recorde na série histórica, iniciada em 2012. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual de pessoas ocupadas em idade de trabalhar, que representa o nível de ocupação, foi estimado em 57,1%. O resultado significa avanço em relação ao trimestre anterior. Naquele período o nível de ocupação ficou em 56,4%. Ficou também acima do mesmo período do ano passado, quando registrou 53,4%.

Para a coordenadora da Pnad, Adriana Beringuy, o mercado de trabalho mostra recuperação. “O mercado de trabalho segue a tendência demonstrada no mês passado, continuando o fluxo que ocorre ao longo do ano, de recuperação”, observou.

De acordo com a pesquisa, três atividades contribuíram para o recuo do desemprego em agosto com aumento da ocupação. O setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas teve alta de 3% em relação ao trimestre anterior, adicionando 566 mil pessoas ao mercado de trabalho.

O crescimento de 2,9% em administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais representou mais 488 mil pessoas empregadas, enquanto a alta de 4,1% no grupo outros serviços significou a entrada de 211 mil pessoas.

Evolução

O número de trabalhadores desocupados atingiu 9,7 milhões de pessoas e caiu ao menor nível desde novembro de 2015. Segundo a pesquisa, o resultado corresponde a uma queda de 8,8% ou menos 937 mil vagas formais na comparação trimestral e queda e 30,1%, (menos 4,2 milhões de trabalhadores), na comparação com o mesmo período do ano passado.

O contingente de empregados sem carteira assinada no setor privado chegou a 13,2 milhões de pessoas. O número é o maior da série histórica, iniciada em 2012. Na comparação com o trimestre passado, houve alta de 2,8% no trimestre ou mais 355 mil trabalhadores sem carteira assinada. Na comparação anual, houve alta de 16% na informalidade – 1,8 milhão de pessoas.

Já o total de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, sem contar os trabalhadores domésticos, subiu 1,1% e atingiu 36 milhões.

O número de trabalhadores por conta própria ficou em 25,9 milhões de pessoas e manteve a estabilidade se comparado ao trimestre anterior. No setor público alta foi de 4,1% e contingente chegou a 12,1 milhões.

A pesquisa indicou ainda que há 4,3 milhões de pessoas (3,8%) que o instituto classifica como desalentada – que gostariam de trabalhar e estariam disponíveis, porém não procuram vagas por achar que não encontrariam. O resultado neste quesito manteve a estabilidade.

Rendimento médio

Após dois anos sem crescimento, pelo segundo mês seguido, o rendimento real habitual registrou alta. Em agosto, o salário médio do trabalhador brasileiro alcançou R$ 2.713. O valor representa um avanço de 3,1% em relação ao trimestre anterior, apesar de mostrar estabilidade na comparação anual.

“Esse crescimento está associado, principalmente, à retração da inflação. Mas a expansão da ocupação com carteira assinada e de empregadores também é fator que colabora”, completou a coordenadora.

Pesquisa

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitorar a força de trabalho brasileira. De acordo com o IBGE, a amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. “Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE”, informou.

Por causa da pandemia de covid-19, o IBGE desenvolveu a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de 17 de março de 2020. A volta da coleta de forma presencial ocorreu em julho de 2021.

“É possível confirmar a identidade do entrevistador no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador, dados que podem ser solicitados pelo informante”, destacou.

QUAL A SUSPEIÇÃO DO CANDIDATO PADRE APÓS DEBATE DA REDE GLOBO

 

POLÊMICA APÓS DEBATE NA REDE GLOGO - VEJA


Após receber diversas denúncias sobre a atuação de um suposto “falso padre” na comunidade quilombola de Bananeiras na Ilha de Maré, em Salvador, o Farol da Bahia entrou em contato com instituições religiosas ortodoxas do Brasil para questionar o pertencimento de Kelmon Luís de Souza em alguma delas e checar se ele realmente foi ordenado padre. Nas redes sociais, ele afirma que é sacerdote da Igreja Ortodoxa de Malankara, instituição pertencente às igrejas ortodoxas orientais, ou ainda se apresenta apenas como um sacerdote ortodoxo. Para muitos, ele é conhecido apenas por ser padre.
O representante da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo e de todo o Brasil, diácono Genê, disse ao Farol da Bahia que Kelmon Luís de Souza não pertence à instituição e a nenhuma outra instituição ortodoxa do país. Segundo o diácono da igreja Ortodoxa, o suposto padre já é uma figura conhecida no meio das igrejas, principalmente, por se intitular pertencente a diversas instituições religiosas ortodoxas. “Já faz muito tempo que eu conheço ele e ele nunca pertenceu a nenhuma igreja assim ‘de verdade’, canônica… Ele sempre gostou de se envolver com essas igrejas falsas que ele diz que é pertencente, mas na verdade não é”, afirmou.
“Tem que ter cuidado porque ele fica enganando as pessoas, ele não é padre coisa nenhuma”, completou. Além disso, o representante da igreja comentou sobre um episódio recente onde Kelmon Luís de Souza esteve em uma outra unidade da igreja no centro de São Paulo vestido de batina. O diácono, então, alertou: “Ele anda nas ruas vestido assim para enganar mesmo, tem que ter cuidado”, disse.
Representantes da Catedral Ortodoxa Russa no Exterior de São Nicolau e da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina disseram ao Farol da Bahia, respectivamente, “não conhecer” e “nunca ter ouvido falar” de Kelmon Luís de Souza."

Via Katia Menezes



INTERNAUTA NAS REDES SOCIAIS - FACEBOOK


VEJA

Amandos e amadas, quem assistiu o Debate ontem na TV Globo, viu um farsante, picareta, charlatão se passando por "PADRE". Ainda se fosse, seria uma vergonha para nossos irmãos Ortodoxos. Eis aí a resposta, uma nota sobre esse falso "PADRE", que nem deveria se apresentar tal qual, pois não tem comunhão com a Congregação Ortodoxa do Brasil.

Isso é vergonhoso, deprimente uma pessoa se apresentar como "sacerdote", em plena rede nacional de televisão, difamando principalmente os clérigos íntegros, sinceros, os sacerdotes católicos e, tbm da Igreja Ortodoxa. Pois muitas pessoas acham que só existe Padres na Igreja católica e, assim, ficam "desmoralizados" com a atuação de um impostor desse.
Vamos espalhar essa carta para acabar com essa farsa e valorizar nossos sacerdotes, o sacerdócio comum de Cristo, àqueles a qual Cristo lhes confiou os mistérios e o anúncio de Deus, que receberam pela imposição das mãos de seus Bispos, os sucessores dos apóstolos.
"Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec" (Sl 110(109)).


I LIVE DE ARTISTAS REALIZADA PELO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO - PREFEITURA

 

A Secretaria Municipal de Cultura de Santana do Maranhão realizou no último domingo a primeira Live de Artistas Santanenses (Lei Aldir Blanc)

Administrada pelo secretário Edmilson Pereira (Loro Santana) a Secretaria Municipal de Cultura de Santana do Maranhão realizou um importante evento no dia 25 (Domingo) deste corrente mês. Trata-se da primeira Live de Artistas Santanenses ( Lei Aldir Blanc) que aconteceu na Praça de Eventos, localizada na Avenida Governadora Roseana Sarney.

Na oportunidade apresentaram-se grupos de danças, Artesãs, Artes Cênicas, bandas locais, Artistas Plásticos.

A live iniciou com a apresentação da  banda Deus conosco, e na sequência apresentaram-se, Poeta Lindomar Rocha (recitou poesias), Rener (palhaço bolinha), Jânio Carlos, Expedito Tavares e Renatinha (Músicos gospel), Mesac (artista plástico), grupo ser luz mais (Igreja Católica), grupo de dança Shaman,  Andrade, Valtinho  Gongo Silva

Além do público em geral, prestigiaram o  do evento, a Vice-prefeita Ângela Oliveira, a primeira Dama Eridan Santiago, vereadores e secretários municipais. 

A live foi transmitida pelo canal do You Tube da prefeitura de Santana do Maranhão.


Via Ariston Caldas

































Secretário de Cultura Edmilson Pereira (Louro)





















Gongo Silva




Valtinho


Andrade