sexta-feira, 23 de setembro de 2022

JUSTIÇA ELEITORAL BARRA PESQUISA APÓS APONTAR DISCREPÂNCIA NAS INFORMAÇÕES

 

Justiça barra pesquisa que colocava Lahésio em segundo na disputa pelo governo

Uma pesquisa eleitoral sobre intenções de votos para o Governo do Estado que apontava o candidato do PSC, Lahesio Bonfim, em segundo lugar na disputa foi barrada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (23).

A decisão é do juiz eleitroal Ronaldo Desterro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Ele deferiu pela manhã uma liminar pretendida pela campanha do senador Weverton Rocha (PDT). O pedetista aparecia em terceiro no levantamento, realizado pelo Instituto Skala.

No seu despacho, o magistrado apontou “discrepância nas informações de estratificação do eleitorado”, e na divisão do estado por regiões. “Não se cuida de o instituto haver optado por adotar base de dados distinta daquela informada pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas de tê-la como tal sem contudo observála. Aliás, a diferença dos dados relativos ao grau de instrução é significativa. Quanto ao quinto ponto, o instituto dividiu o estado em regiões (I a V), o que estaria em desacordo com o padrão do IBGE, que classifica as regiões em norte, sul, leste, oeste e centro. Não esclarece a representante, contudo, a base normativa que ampara seu argumento e muito menos em quê essa filigrana linguística influenciaria na disputa eleitoral”, pontuou Desterro, na decisão.

A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.

Com informações do Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário