terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

OUVIDORIA DA MULHER NO MARANHÃO REALIZA VISITAS NAS DELEGACIAS


Governo Flávio Dino fortalece integração para combate à violência contra a mulher

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) está promovendo, durante o período carnavalesco, por meio da Ouvidoria da Mulher, visitas às delegacias e plantões centrais de polícia da região metropolitana de São Luís. O objetivo é sensibilizar os profissionais da segurança pública com relação ao procedimento para o registro de ocorrências relativas à violência contra mulheres. O cuidado no registro das ocorrências é necessário para evitar o constrangimento e a revitimização da mulher.
A intenção das visitas é orientar, principalmente, o trabalho dos escrivães para que observem a violência contra a mulher como uma questão de saúde pública. “É preciso buscar a igualdade de gênero e acabar com a ideia de que a violência contra as mulheres seja encarada como algo natural. O período do carnaval é estratégico para isso”, ressaltou a secretária da Mulher, Laurinda Pinto.
Uma equipe coordenada pela chefa da Ouvidoria da Mulher, Lêda Rego, é responsável pelas visitas às delegacias e plantões de polícia. O trabalho tem sido bem acolhido. No 5º Distrito Policial, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, as gestoras da secretaria tiveram o apoio do delegado Walter Wanderley e de toda a equipe da delegacia. “Com os profissionais sensibilizados, as mulheres terão mais força para denunciar situações de crime”, afirmou Leda Rêgo.
A defesa dos direitos da mulher e a promoção de políticas públicas que promovam o equilíbrio entre os gêneros foi um dos compromissos assumidos pelo governador Flávio Dino ainda no período de campanha. O plano da Semu é levar o trabalho para todo o estado ainda este ano, envolvendo as Superintendências da Polícia Civil da Capital e do Interior.
“A Ouvidoria da Semu tem informações e orientações sobre a busca e defesa dos direitos das mulheres. As maranhenses podem acionar o Ligue 180, que é um serviço gratuito e confidencial”, orientou a secretária Laurinda Pinto.
Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário