sábado, 31 de outubro de 2015

Entrevista esperada com o gestor municipal preste acontecer


INÉDITO - ASSESSORIA DO GOVERNO MUNICIPAL COMUNICA A PRÉ-DATA DA ENTREVISTA COM O EXECUTIVO

Esse BLOG, foi procurado por um de seus assessores após a vinda do governo do Estado no último dia 24/10, sábado passado o titular em parcerias com os outros blogs, NETO PIMENTEL, ELIVALDO RAMOS agora é aguardado à entrevista concedida a mídia local diante das matérias já postadas nesse blog, por dezenas de vezes com a pauta convênios da água entre os anos 2009 a 2012

Apesar de ser um espaço sempre aberto com o direito de  dar sua resposta a cada um dos leitores desse blog, a imparcialidade, legitimidade, dos fatos sempre aqui citados é com o intuito de levar aos amigos seguidores o puro respeito de opinar, criticar, ao espaço também democrático.

Previsto para os próximos dias uma coletiva de imprensa através dos três blogs, parceiros a entrevista com o chefe do Poder Executivo do município de Tutóia-Ma, segundo já confirmou um de seus assessores. 

Desde 2009/2012, diante dos fatos ocorridos a população deverá acompanhar via vídeo, imagens a coletiva de um dos assuntos talvez mais polêmicos dos últimos anos. Convênios da Caixa Econômica Federal, Funasa do Maranhão, previsto a ser concedida pelo Prefeito Municipal.

O titular do blog, ao ser comunicado pela pré-data do agendamento só tem agradecer por reproduzir através da página após a entrevista e levar ao leitor internauta as transparências dos fatos nesse espaço por diversas vezes publicados. Aguardem. Etc...

Orçamento de 2016 é aprovado por sete vereadores na Câmara de Paulino Neves-Ma





Paulino Neves e Câmara em Foco na sessão do dia 30/10, às 09:30 da manhã

Câmara Municipal de Paulino Neves aprova orçamento para o ano de 2016

Parecer

Comentários do dia.  Visita do Governo Dino, foi bom para os Paulinoenses no último dia 24/10, quando visitou o município anunciando ordens de serviços. Como a construção da nova PONTE DE CONCRETO ARMADO. substituindo pela velha de madeira.


Em seguida. "Projeto do Orçamento" para 2016 é aprovado pela Câmara Municipal de Paulino Neves, por sete votos!

Maria Onildes(PMDB), vereadora da oposição, encaminhou verbalmente a presidência da Mesa Diretora,  pedido das políticas públicas de educação ambiental, segundo ela por morar em uma das comunidades onde os rios, as matas em desmatamentos continua a prática criminosas por pessoas da própria área.

Lembrou da estrada de Barreirinhas a Paulino Neves, próximo alguns meses está pronta e poderá ser preocupante a chegada do desenvolvimento e saber que todo o povo da região vai está despreparado, para o fluxo do turismo.

Dos sete vereadores presentes na sessão do dia, os vereadores: Aldeks(PRB), João Reis(PRB), Luizinho(PMDB), Amadeu Araújo(PSDB), Edimar Cantanhede(Presidente), Maria Onildes(PMDB), Antonio José(Presidente da Comissão de Orçamento), aprovaram na manhã de sexta-feira, 30/10, o projeto de lei, que garante o gestor municipal executar gastos de acordo com a aprovação orçamentária constitucionalmente.

Durante a discussão da pauta em aprovação foi questionado pelo vereador Amadeu Araújo(PSDB), o item orçamento da segurança pública que não estava anexado no projeto apresentado em valores determinados, gerando algumas discordâncias entre os vereadores Edimar presidente e Amadeu Araújo, no questionamento anexos de valores para a segurança pública, entre Estado e a contrapartida do Município.

Mas não impediu que o presidente da Casa, colocasse para pauta e aprovação por sete votos, já que estava na plenária do dia. Dos nove que é formado o Parlamento, sete estavam presentes.


Vereador Amadeu(PSDB), ao ceder seu voto de aprovação disse "sim" mas que constatasse em Ata, uma ressalva da discussão questionada. 


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tutóia: CCT e Justiça de Tutóia realizam projeto social com crianças



"Heróis da Justiça promovem evento especial para crianças em Tutoia"


De iniciativa do Juiz Titular da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, em parceria com o CCT - Conselho da Comunidade da Comarca de Tutóia - uma ação social foi realizada com quase 100 crianças de quatro a nove anos de idade na Escola Municipal Cajuzinho no Bairro Cajueiro no centro de Tutóia.
A ação aconteceu dia 29 deste mês e distribuiu brinquedos para as crianças adquiridos com recursos do Fundo Judiciário - dinheiro oriundo de penas e multas arrecadadas pela justiça de Tutóia.
O juiz, a equipe de servidores do Fórum, funcionários da escola realizaram diversas brincadeiras com a criançada, distribuiu doces e montou um pula-pula no pátio da escola. A criançada ouviu histórias encenadas (peças de teatro) com a professora Verônica Damasceno e recebeu um kit com livros infantis e material escolar (entregues à Diretora Nazaré Nunes).

De acordo com o juiz Rodrigo Terças, titular da Vara Única, a finalidade da iniciativa é de promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade. “O Judiciário não se restringe apenas ao trato com processos, mas também participa de ações que visam ao aprimoramento da vida em sociedade. Projetos como esse, mostram a integração da Justiça com a comunidade”, ressaltou o magistrado. “Não há nada que pague o olhar de gratidão de uma criança, que muitas vezes não tem a possibilidade de ganhar um brinquedo ou ter um dia de diversão como esse e pudemos dar essa oportunidade a ela”, completou o magistrado que carrega a marca de uma infância sofrida e de muito trabalho.
Essa foi a mesma sensação do assessor Ribamar Júnior ao acolher um pedido do garoto Jesus Manoel da Cruz, de apenas cinco anos. Com a doçura e a inocência típica da dessa fase da infância, ele pediu um balão para brincar e foi atendido. Um pedido aparentemente fácil de atender, mas que para Jesus foi a certeza de muita alegria e diversão.

A diretora da escola, Maria de Nazaré Nunes, agradeceu ao Poder Judiciário de Tutóia pelo dia de alegria proporcionado às crianças do “Cajuzinho”. “Este ano, não tivemos como realizar a festa do dia das crianças aqui na escola, por falta de recursos e tínhamos ficado muito tristes, porque todos os anos fazemos. Mas Deus enviou vocês do Judiciário para alegrar o coração de cada pequenino com essa linda festa”.

O presidente do CCT, Elivaldo Ramos, disse que "o juiz está desmistificando a coisa da justiça distante do povo. Ele está aproximando mais ainda o judiciário do cidadão tutoiense e está de parabéns por fazer a felicidade de crianças que trazem a marca da vida sofrida de uma comunidade, essencialmente, pesqueira e de migrantes da zona rural de Tutóia e que precisa de muita atenção, uma vez que alguns vêm de famílias de ex-presidiários e de muita carência" ressaltou ele.

Com adaptações do Diário da Justiça do MA.

As imagens dizem mais da ação:





























POLÍCIA DE TUTÓIA INFORMA A CAUSA DA MORTE DO HOMEM ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DA BARRA





Na manhã desta sexta-feira(30), populares encontram homem morto na beira da praia de Tutóia.

Polícia diz que homem encontrado morto na praia de Tutóia foi vítima de afogamento

 

A investigadora de Polícia Civil, Margarete Serra, informou agora à tarde ao blog que o corpo do homem - ex detento- foi identificado pelos familiares e é de um homem que era conhecido como Junior do Trovão. Ela disse ainda que o corpo foi encontrado por pescadores próximo da carcaça do navio Aline Ramos na praia da Barra. A Polícia foi informada por volta das 6hs da manhã de hoje(30) e procedeu a remoção do corpo para o hospital municipal Lucas Veras. Ainda de acordo com a investigadora os exames médicos concluíram que Junior foi vitima de afogamento.

Entretanto, mais cedo populares afirmaram que havia sinais de espancamento no corpo de Junior. Outros acreditam em homicídio devido ao estado em que o corpo estava: inchado e com aparentes hematomas. Também causou estranheza na população o fato de o corpo do homem está totalmente despido.

Mas, a Polícia afirma que não havia hematomas no corpo nem perfurações por quaisquer objetos. A pele foi rompida pela corda que o laçou para retirá-lo da água, uma vez que já estava em avançado estado de putrefação, não passando de especulação. 



Governo do Estado soluciona recursos para cidades do interior do Maranhão - Saúde


Flávio Dino regulamenta pagamento para hospitais de 20 leitos no Maranhão


Governador Flávio Dino, na Marcha Municipalista
Governador Flávio Dino, na Marcha Municipalista
O governador do Maranhão, Flávio Dino, juntamente com o secretário de Saúde Marcos Pacheco, acabou com o tormento em cidades do interior do Estado solucionando o problema de recursos para manter as unidades hospitalares. Apenas no primeiro semestre deste ano já foram estabelecidos critérios técnicos para a autorização de repasse voluntário para manutenção dos hospitais de 20 leitos pelos municípios maranhenses.
O repasse foi regulamentado através da Portaria nº 113, de 27 de abril, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A norma regulamenta os critérios e o aporte dos recursos, como no caso das cidades com até 10 mil habitantes que podem receber até R$ 70 mil de acordo com a carga de trabalho prestado à população.
Antes, sem qualquer regulamentação e sem os repasses federais, as unidades de saúde tiveram que fechar as portas em pouco mais de uma semana, como nos municípios de Mirador e Nova Iorque. Agora, para que possa ter ajuda no custeio das unidades, as prefeituras precisam apenas aderir ao termo de Incentivo Estadual de Qualificação da Gestão Hospitalar e cumprirem as normas da Portaria nº 113.
Via Minard

Projeto Rua da Leitura juntou leitores de todas as idades em Tutóia



Texto extraído do Blog Educação de Tutóia 


Aconteceu nos dias 26, 27 e 28/10/2015 em frente ao Colégio Almeida Galhardo A Terceira edição da Rua da leitura que tem como objetivo aproximar leitores e textos tornando-os familiares,  destacar a importância da leitura na  vida  do  cidadão como fator de transformação pessoal, social e política, como também estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções.

A Rua da Leitura  foi idealizado pela  professora  Maria de Lourdes Ramos coordenadora da Biblioteca Municipal Naiza Neves   e  tem  o  apoio da  Prefeitura Municipal de Tutóia através da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano ao completar sua terceira edição traz como tema LEITURA E TECNOLOGIA: os desafios da leitura na era tecnológica.

No evento ocorreu varias apresentações como contações de histórias, danças, peças de teatrais e muitas barracas.

Varias escolas participaram como: Jardim de Infância Gardênia  Ribeiro Gonçalves: Unidade integrada José Ramos; Unidade Integrada São José; Centro Educacional Presidente Castelo Branco; Unidade integrada José Ramos; Unidade integrada Monsenhor Hélio Maranhão; Colégio São Judas Tadeu.


Imagens do evento: 






Afiliada da Rede Globo demite jornalista Alex Barbosa após polêmicas



Polêmica e demissão


Foto:Reprodução

A TV Centro América, afiliada da Globo no estado do Mato Grosso demitiu o jornalista Alex Barbosa que trabalhava como repórter da rede no estado. A decisão da demissão ocorreu, de acordo com informações, aos incômodos que o jornalista estaria trazendo ao governo local.
Barbosa, foi preso no último feriado do dia 12 quando produzia uma matéria que mostrava a fragilidade do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia. Para a produção da matéria, o jornalista e mais três funcionários da TV Centro América transportaram 24 quilos de gesso embalados simulando ser cocaína.
Alex Barbosa e os funcionários chegaram a ficar sete horas presos na sede da Polícia Federal de Cáceres no Mato Grosso.
O jornalista foi desligado da emissora na última quarta-feira (28) e aguarda agora um posicionamento da TV Globo sobre o seu futuro profissional, se permanecerá desempregado ou se será deslocado para outra afiliada da rede. Barbosa estava há três meses no estado, trabalhando antes na TV Mirante, no Maranhão.Ele ainda não se pronunciou sobre o caso.
A demissão teria ocorrido por conta das reportagens investigativas que o profissional vinha fazendo contra o governo do estado. Os donos da emissora estariam sendo pressionados politicamente e financeiramente para a saída de Alex.
Não é a primeira vez que um profissional é desligado da TV Centro América por não rezar a cartilha do governo. Na época da prisão, o secretário de segurança do Mato Grosso chegou a declarar que os profissionais da imprensa seriam tratados como rege a lei e não teriam privilégios algum.

HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DA BARRA




Na manhã desta sexta-feira(30), populares encontram homem morto na beira da praia de Tutóia.

Polícia diz que homem encontrado morto na praia de Tutóia foi vítima de afogamento

 

A investigadora de Polícia Civil, Margarete Serra, informou agora à tarde ao blog que o corpo do homem - ex detento- foi identificado pelos familiares e é de um homem que era conhecido como Junior do Trovão. Ela disse ainda que o corpo foi encontrado por pescadores próximo da carcaça do navio Aline Ramos na praia da Barra. A Polícia foi informada por volta das 6h da manhã de hoje(30) e procedeu a remoção do corpo para o hospital municipal Lucas Veras. Ainda de acordo com a investigadora os exames médicos concluíram que Junior foi vitima de afogamento.

Entretanto, mais cedo populares afirmaram que havia sinais de espancamento no corpo de Junior. Outros acreditam em homicídio devido ao estado em que o corpo estava: inchado e com aparentes hematomas. Também causou entranheza na população o fato de o corpo do homem está totalmente despido.

Mas, a Polícia afirma que não havia hematomas no corpo nem perfurações por quaisquer objetos. A pele foi rompida pela corda que o laçou para retirá-lo da água, uma vez que já estava em avançado estado de putrefação, não passando de especulção. 

 Foto do whatsapp





O povo vai às ruas contra a Prefeita de Araioses - Ma



População vai à rua protestar contra a prefeita de Araioses

Uma multidão foi às ruas de Araioses no último dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) protestar contra a Prefeita Valéria do Manim e o seu pai Manim Leal. Inconformados como os recursos públicos do Município vêm sendo administrados desde o início de 2013, servidores públicos municipais, entidades sindicais, associações, igrejas, assim como a população em geral fizeram uma mega passeata para reivindicar moralidade na Administração.
“O povo está se descobrindo livre das correntes dos opressores. Nós, os cidadãos deste município, somos os patrões, e eles, que fazem parte da classe política da nossa cidade, os funcionários”. Clamavam os sindicalistas.

A palavra foi facultada e vários oradores se revezaram ora cobrando o cumprimento das promessas de campanha e respeito aos cidadãos araiosenses, ora fazendo duras criticas a administração da família Leal em Araioses.

É incontestável o CAOS em que se transformou Araioses, após o momento em que a Prefeita Valéria e o seu pai Manim Leal ficaram à frente do comando do Município. Para muitos Araiosenses, essa é a pior Administração de todos os tempos.
Ao que tudo indica, o império oligárquico da família Leal está se desmoronando, chegando ao fim em Santa Quitéria e Araioses. O índice de rejeição de Manim Leal e do seu grupo político nos dois municípios está elevadíssimo.
Os cidadãos de Araioses estão fazendo as suas obrigações ao se dirigirem às ruas para protestar, agora apenas restam esperar que o Poder Judiciário e o Ministério Público também façam as suas.
Fonte. Neto Ferreira

Atualizando - FBI informa que Brasil vendeu o jogo da Alemanha num esquema de corrupção



Investigação

Informação do FBI que estão sendo levantadas nos EUA é o que o chefe da CBF ( Brasil ) preso pela Polícia Americana está envolvido no resultado do jogo entre Brasil e Alemanha. A histórica goleada na semifinal da Alemanha sobre a seleção brasileira pode ter envolvido milhões de dólares, onde cada jogador recebeu sua parte. Dentro de 30 dias será divulgado um balanço que poderá acabar com a vida profissional de muitos jogadores brasileiros reconhecidos pelos torcedores, afirmou o FBI. O esquema pode sobrar até para Rede Globo de Televisão.(texto sem correcção ou alteração)
“Dane-se o torcedor, vamos garantir o nosso. É melhor um na mão que dois voando” Segundo a FIFA uma frase que vai doer no coração dos brasileiros apaixonados por futebol.
Vários e-mails atualmente “denunciam” a venda desta Copa nas redes sociais. Os textos apresentam detalhes distintos, mas quase todos partem do mesmo autor: Gunther Schweitzer, o mesmo homem que denunciou a venda da Copa de 1998. Em alguns textos, Schweitzer é apresentado como diretor de jornalismo dos canais ESPN. Em outros, o nome aparece com o mesmo suposto cargo de 16 anos atrás: diretor da Rede Globo.
Além da troca de favores entre Brasil e Fifa, outra “questão” foi levantada nos últimos dias: a de que Neymar não teria efetivamente se lesionado na partida contra a Colômbia. Sites brasileiros e colombianos divulgaram imagens da chegada do atleta ao hospital de Fortaleza. Nelas, o paciente aparece com o rosto coberto e sem as tatuagens que o atacante possui no braço direito. Houve ainda quem adaptasse a história e afirmasse que Neymar simulou a lesão, pois foi o único que não concordou em vender a Copa à Fifa.
O jornal italiano “Corriere dello Sport” estampou na capa de sua edição desta sexta-feira que a Copa de 2002 teve resultados manipulados por árbitros, em favorecimento à Coreia do Sul. Entretanto, a manchete da publicação faz mais barulho do que sua reportagem.
O jornal afirma apenas que “um dia, talvez” as investigações sobre a Fifa descobrirão “ligações com a Copa do Mundo de 2002″, especialmente ao juiz equatoriano Byron Moreno, que teve arbitragem polêmica do jogo das oitavas de final contra a Itália, no qual mostrou cartões vermelhos e anulou um gol da Azzurra. O jornal lembra que o senador Raffaele Ranucci, chefe da delegação italiana naquele mundial, já havia denunciado possível favorecimento à Coreia do Sul, uma das sedes em 2002.
Na ocasião, os coreanos chegaram até a semifinal e eliminaram Portugal (fase de grupos), Itália (oitavas de final) e Espanha (quartas) – em jogos com polêmicas de arbitragem. O país sediou o Mundial junto com o Japão e terminou em quarto lugar.
A derrota por 2 a 1 para Coreia do Sul é lamentada até hoje pelos italianos. Na ocasião, o árbitro equatoriano Byron Moreno anulou um gol claro de Tommasi que daria a classificação à Azzurra – o lance aconteceu na prorrogação, numa época que o gol de ouro fazia parte do regulamento.
A Espanha também reclamou bastante. O árbitro egípcio Gamal Al Ghandour, o ugandês Ali Tomusange e o trindadense Michael Ragoonath, seus auxiliares, anularam dois gols legítimos, um de Fernando Morientes e outro de Iván Helguera, que dariam a vitória e a classificação aos espanhois para a semifinal da Copa. A Coreia do Sul, na época treinada pelo holandês Guus Hiddink, acabou beneficiada e conseguiu sua melhor campanha na história dos Mundiais com a classificação nos pênaltis.
FBI informa que Brasil vendeu o jogo da Alemanha num esquema de corrupção
Um dos focos das investigações da Justiça americana sobre o escândalo de corrupção na Fifa são transações comerciais em que a Rede Globo, da família Marinho, atua diretamente há décadas; parceira incondicional da Fifa desde o mundial 1970, a Globo é detentora da transmissão no Brasil de praticamente todos os eventos investigados pelo FBI: Copa do Mundo, Libertadores, Copa América e até a Copa do Brasil; o elo mais forte entre Globo e Fifa é o brasileiro José Hawilla, da Traffic Group, que assumiu os crimes de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro e vai devolver US$ 151 milhões; além disso, J. Hawilla é dono da TV TEM, maior afiliada da Globo no país; apesar das ligações perigosas, a Globo se limitou a dizer, no Jornal Nacional, que “o ambiente de negócio do futebol seja honesto”; também afirmou que “sobre essas empresas de mídia não pesam acusações ou suspeitas”.
Segundo a polícia federal (FBI) e a receita federal americanas, as investigações na Fifa tiveram início por causa do processo de escolha das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar, mas foi expandida para analisar os acordos da entidade nos últimos 20 anos.
A investigação atua em várias frentes. Sobre a compra dos direitos de transmissão o esquema funcionava basicamente assim: para ter contratos de direitos de transmissão de eventos organizados pela Fifa, como a Copa da Mundo ou Copa Libertadores, empresas de marketing esportivo pagavam propinas milionárias aos dirigentes da Fifa. De posse dos direitos de transmissão, as empresas revendia-os a grupos de comunicação do mundo todo. Só em relação aos direitos de transmissão da Copa América de 2015, 2019 e 2023, a Datisa, formada formada pela Traffic, do brasileiro J. Hawilla, e duas companhias sul-americanas, aceitou pagar US$ 352,5 milhões e mais US$ 110 milhões em propinas para os presidentes das federações sul-americanas. A Rede Globo comprou da Datisa os direitos de transmissão da Copa América no Brasil.
A empresa da família midiática mais rica do planeta não é citada nas investigações do FBI. Mas faz transações com a Fifa sobre transmissão de eventos esportivos desde o mundial de 1970. Em 2012, a Globo anunciou a compra dos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar. Os valores dos negócios não são divulgados oficialmente.
Na época do anúncio, o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, comemorou a compra da transmissão dos mundiais. “Por mais de 40 anos, a Globo e a Fifa desenvolveram uma parceria muito frutífera, que trouxe ótimos resultados para ambas as partes. Durante todos estes anos, a Fifa conseguiu fazer do futebol o esporte mais popular, com um grande público em todo o mundo, e a Globo se sente orgulhosa de ser parte desta história. Por esta razão, nós estamos orgulhosos de prolongar esta parceria’, afirmou Marinho.

J. Hawilla, parceiro dos Marinho

Entre a Fifa e a Globo aparece um elo de ligação que é peça chave nas investigações de corrupção das autoridades americanas: o empresário José Hawilla, dono da Traffic Group, maior empresa de marketing esportivo da América Latina.J. Hawilla, como gosta de ser chamado, confessou à Justiça dos EUA ser culpado pelos crimes de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça – ele é o único brasileiro entre os réus confessos declarados culpados pela Justiça dos EUA. Ele se comprometeu a devolver US$ 151 milhões de seu patrimônio – US$ 25 milhões deste total já teriam sido pagos no momento da confissão. O mandatário da Traffic já foi classificado diversas vezes pela imprensa nacional como “dono do futebol brasileiro”.
A ligação entre J. Hawilla e a família Marinho inclui a transmissão de eventos esportivos de peso. A Traffic teve exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em 2014. A empresa de J. Hawilla é a atual responsável pelos direitos de torneios como a Copa Libertadores, cujo direito de transmissão foi comprado pela Rede Globo.
Além relações perigosas no futebol, Rede Globo e J. Hawilla têm parceria comercial também nas Comunicações. Ex-repórter da área de esportes, ele se tornou afiliado da Rede Globo a partir da Traffic. Em 2003, ele fundou a TV TEM, no interior de São Paulo – hoje a maior subsidiaria do grupo, cobrindo 318 municípios e 7,8 milhões de habitantes, alcançando 49% do interior paulista. J. Hawilla também comprou, em 2009, o “Diário de S.Paulo”, mas vendeu o jornal logo em seguida.

Sonegação na Copa de 2002

A Rede Globo criou um “antecedente criminal” em sua relação comercial com a Fifa, intermediada por empresas como a Traffic. A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão, da qual o Brasil foi campeão.
A engenharia da Globo para disfarçar a operação envolveu dez empresas criadas em diferentes paraísos fiscais. Todas essas empresas pertencem direta ou indiretamente à Globo, segundo os documentos. O esquema funcionava de modo que o dinheiro para a aquisição dos direitos era pago através de empréstimos entre empresas pertencentes à Globo sediadas em outros países. Deste modo, a empresa brasileira TV Globo, não gastava dinheiro diretamente com a operação. Posteriormente, as empresas que detinham os direitos de transmissão eram compradas pela TV Globo.
“Essa intrincada engenharia desenvolvida pelas empresas do sistema Globo teve, por escopo, esconder o real intuito da operação que seria a aquisição pela TV Globo dos direitos de transmitir a Copa do Mundo de 2002, o que seria tributado pelo imposto de renda”, afirma em relatório do processo o auditor fiscal Alberto Sodré Zile.
A artimanha fiscal resultou na sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores da época. Segundo a Receita Federal, somando juros e multa, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões.
Em 2013, o blog O Cafezinho divulgou 29 páginas do processo da Receita Federal contra a Rede Globo. O relatório divulgado comprova que as organizações Globo criaram um esquema internacional envolvendo diversas empresas em sedes por todo o mundo para mascarar a compra dos direitos da Copa de 2002. O objetivo principal seria o de sonegar os impostos que deveriam ser pagos à União em pela compra dos direitos (leia mais).

Via Bonner, Globo diz querer “futebol mais honesto”

A única manifestação da Rede Globo até o momento sobre o escândalo na Fifa foi um editorial lido por William Bonner no “Jornal Nacional” nessa quarta-feira, 27, quando a emissora ressaltou que apoia as investigações promovidas pela justiça americana.
“A TV Globo, que compra os direitos de muitas dessas competições, só tem a desejar que as investigações cheguem a bom termo e que o ambiente de negócio do futebol seja honesto. Isso só vai trazer benefícios ao público, que é apaixonado por esse esporte, e às emissoras de televisão do mundo todo, que como a Globo fazem um esforço enorme para satisfazer essa paixão”, acrescentou Bonner.
No “Jornal da Globo” desta quarta (29), também disse que “não pesam acusações ou suspeitas sobre as empresas de mídia de todo o mundo que compraram desses intermediários os direitos de transmissão”, caso da Globo.(APC:news)
Fonte: Rius.com.br
Ler mais AQUI