Um grupo de índios da etnia Kanela representará o Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece no município de Palmas, de 20 de outubro a 1º de novembro. Em encontro com o governador Flávio Dino, os índios agradeceram o apoio do Governo do Estado e dialogaram sobre o cotidiano nas aldeias.
A delegação maranhense que participará dos Jogos Mundiais possui 50 atletas que disputarão nas modalidades: arremesso, cabo de guerra, corrida, lutas corporais, travessia, canoagem e futebol. A comunidade Kanela se consagrou como campeã nos Jogos Brasileiros Indígenas, nas categorias futebol masculino e corrida de 8 mil metros.
A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é organizada pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem como objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.
O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim e a adjunta Joslea Rodrigues, acompanharam a delegação indígena ao lado de representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).
Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário