Artesanato produzido em Tutoia, fonte de riqueza
Recebido na terça, pelo Sr. Giovani Júnior(Secretário Municipal de Turismo), explicou e fez referências ao grupo que o município tem suas potências na região inclusive uma das associações que já representa os artesãos e suas produções importadas "Comunidade de Curralinho" para outras cidades mas pouco reconhecida das originalidades que é Tutoia.
O artesanato é uma importante atividade geradora de ocupação e renda. Por isso, o Governo do Estado, com incentivos as cidades do interior do Maranhão, precisa ter bons olhos para essa fonte de arte e riqueza produzido pelos artesãos.
Afirmou Marcelo Medeiros, em uma visita realizada na noite de terça-feira(7), na Secretaria Municipal de Turismo em Tutoia.
Tutoia, através de suas associações comunitária precisa despertar essa fonte de renda e riqueza ainda pouco incentivada a nível de Estado. Já existem pelo próprio SEBRAE o Programa Arte nas Mãos, cujo objetivo maior é, por meio da organização do segmento, levar os artesãos a conquistarem melhores condições de vida.
O projeto trabalha em todas as etapas da cadeia produtiva, que se inicia na capacitação do artesão até a comercialização dos produtos dentro e fora do país.
Já existem
Para mostrar a diversidade cultural do artesanato do Estado do Maranhão, foi desenvolvido catálogo ilustrado bilíngue (inglês e português) com uma grande variedade de produtos. São utilitários domésticos, artigos em fibra de buriti, azularia, rendas, artesanato de madeira e bordados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário