quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CONAQ - REUNIU NESTA QUARTA-FEIRA(19) COM AS FAMÍLIAS QUILOMBOLAS-TUTÓIA


Conaq-Coordenação Nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas e Terra de Direitos, visita nesta quarta-feira(19), a Comunidade de ITAPERINHA-TUTÓIA.

Associação e Comunidade Quilombolas Itaperinha recebe a visita do CONAQ.

Nesta tarde de quarta feira (19), aconteceu na Comunidade Itaperinha-Tutóia, onde está concentrado fortes raízes de um povo Quilombolas, apesar da ausência do Poder Público em outras comunidades, "Itaperinha" é a única existente no município de Tutóia. Assim afirmou uma das palestrantes e  Coordenadora do CONAQ-Coordenação Nacional  da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas. 

A reunião mobilizada pela Diretoria da Instituição na pessoa da  presidente da Associação a Sra. Camila Ramos, a mesma fez durante abertura do encontro apresentação e as razões sociais ao falar da luta para tentar conseguir em favor da comunidade e famílias Quilombolas e as ações benéficas na Comunidade como: Escola, Estrada de acesso, Água potável, redução da taxa de consumo de energia a famílias de baixa renda, transporte escolar, posto de saúde, médicos do programa PSF, incentivos as tradições culturais, uma Secretaria para atender especificamente o povo negro que muito contribuirão na fundação e desenvolvimento desse Pais, principalmente na época da escravidão quando em vários estados brasileiro usavam a mão de obra escrava. No País, tudo isso é pouco reconhecido pelos governos.

Durante a visita da Coordenadora a Sra. Jackeline do CONAQ, na Comunidade Itaperinha, suas explanações para os participantes Quilombolas, com outros convidados da sede Tutóia, como: Dra. Rosário Ramos, Elivaldo Ramos, Vereador Paulo Rogério, Professor Ermito, Professora Sarah, empresária Lucidalva da comunidade Remanso, redação do Blog, ouviram a Coordenadora e Palestrante(Conaq), o quanto nos, Estados e Municípios do Brasil, estão concentrados centenas de famílias Quilombolas. Disse ela infelizmente as famílias estão sendo lesadas o direito a terra, escola, saúde, já que existe o amparo legal da Constituição Federal, mesmo que as pessoas de outras raças vem sofrendo a mesma injustiça social principalmente com as medidas de vários governos.

Assim foi um encontro considerado histórico na vida daquela Comunidade que ao longo de sua história vivem desassistidas tão perto do centro da cidade de Tutóia.

Lembrete!

Uma das conquistas já está em poder da Comunidade e Associação dos Quilombolas "Título de reconhecimento dos Negros(famílias), Quilombolas" conquistado recente por pessoas parceiras que se sensibilizam pela causa social e merecidamente agradecido na fala da presidente da Associação Camila Ramos.

                      Coordenadora do CONAQ. JACKELINE
    Rosário Ramos, explana sobre a conquista do título conquitado das famílias Quilombolas
                 Presidente da Associação dos Quilombolas. Camila Cruz


    Participantes da reunião com a Coordenadora do CONAQ


                                     
Foto: Presidente da Associação Sra. Camila Ramos, Dra. Rosário Ramos, Coordenadora do CONAQ, Sra. Jackeline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário