sábado, 26 de março de 2022

Tutóia, nos inspira a cada local visitado e registrado. 84 anos Emancipada

Viver é Conviver em Tutóia e seus 84 anos de Emancipação Política Administrativa


Lembrar de cada pedaço em Tutóia, nos últimos 40 anos é fazer uma viagem no tempo desde minha adolescência e estudante em escolas pública da rede estadual e municipal. Falar de Tutóia, é abrir o espírito e o coração de uma bela cidade que carrega em meus pulsos os meus desejos de um sonhador, telespectador, assíduo, otimista, velejador de boas ideias, prosas, ansiedade do amanhã, perspectiva para o hoje. 


Assim trazemos essa semana cada pedacinho visitado em Tutóia, com rápida narrativas e justificativa, o que essa querida cidade praiana já foi e o que mudou durante seus 84 anos desde quando foi promulgada a lei de 1938, que tornou-se oficial o registro da cidade Emancipada administrativamente. As visitas em nossas redes sociais e páginas(Whatsap, Facebook, Stagram, Youtub, Blog), sempre fará de nossa parte enquanto aprendiz da vida e coadjuvante pelas descobertas da vida. Talvez é sonhar demais quando dizemos Eu, acredito em tu, Tutóia. A história se esconde segredos não documentados, mais desde quando descobrimos esse amor pela profissão que exercemos, Tutóia se tornou um compromisso de vida documentar cada pedaço da história que pesquisamos e aprendemos. Obrigado Deus... pela sabedoria que tem nos concedido. Parabéns... Aos homens, mulheres que vem contribuindo com essa terra durante sua povoação, mesmo cheia de longas histórias e controvérsias.


Casa Legislativa(Câmara Municipal), presidida atualmente por uma mulher nos últimos dois anos. O prédio também é histórico e palco de muitas decisões, debates, aprovações e responsável em aprovar os projetos de lei de interesse da sociedade tutoiense.




Cais do Porto flutuante constrúído em 2005, através de recurso do ministério do turismo e coordenado pela gestão do ex. prefeito Zilmar Melo Araújo. Hoje se tornou um dos principais atrativos e opcional para embarque e desembarque de passageiros e rota de passeios turístico feito por microempresários e empresários de Tutóia, com turistas de várias partes do país.


Prédio do Fórum da Justiça da Comarca de Tutóia. Aqui um dia nesse mesmo local já foi um mercado público, e uma área de eventos cultural entre as décadas 70, 80, 90. Foto: Redação Blog Antonio Amaral, produzida na tarde de 26 de Março de 2022, às 14h00.


Prédio da Escola Almeida Galhardo, pertence a Igreja Católica de Brejo, sobre a responsabilidade do Centro Paroquial de Tutóia. Uma Unidade Escolar Particular, que já formou centenas de filhos de Tutóia. Atualmente o prédio está em ativa escolar e com possibilidades de receber uma reforma de revitalização em um possível acordo entre o poder público e direção da Paróquia local. Diante da grande procura de famílias que procuram matricular seus filhos na unidade. Almeida Galhardo, já tem uma marca simbólica e memorial ao chamar seus alunos e ex. alunos de estudantes Galhardenses Tutoienses.
Calçadão - Central - Tutóia

Correio do centro de Tutóia, órgão do governo federal que marca a história e a vida de muitos que necessitavam de uma comunicação escrita para várias regiões do Brasil e até mesmo para outros países.

Calçadão do centro que um dia já foi dos mais movimentado no ramo comercial

Av. do Antigo Aeroporto de Tutóia, onde por várias décadas pousava aviões de pequeno poste de passageiros em Tutóia, vindo de varias regiões do Maranhão


Vista cais do porto, localizado na avenida Paulino Neves


Antigo Hotel Central, por muitos anos administrado pelo professor Paulo Cesar Teixeira, localizado  no calçadão do centro da cidade. 


Igreja Católica de Tutóia, uma das mais antiga instituição religiosa existente nesse município desde a chegada dos primeiros povos nesse litoral. situado no centro e coração da cidade.




 

Câmara Municipal de Tutóia, casa do Poder Legislativo, que cria, elabora, discute, e aprova projetos de lei.

Prédio da Prefeitura Municipal de Tutóia, uma das grande referência no município que ao longo de sua história já passou diversos administradores em 84 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário