84 anos Tutóia - Cidade dos coqueirais
Neste 29 de março de 2022, Tutóia comemora 84 anos de emancipação política. São várias décadas de história, cultura e muitas perspectivas de dias melhores por essa terra. Tutóia é reconhecida por suas belezas naturais, por seus pescados, por sua gente acolhedora, por sua rica cultura e por sua capacidade de encantar a todos que a conhecem. Tutóia é realmente inesquecível, carinhosamente chamada de princesinha do litoral nossa Tutóia, se mostra cada vez mais disposta ao seu crescimento e desenvolvimento.
Nossa redação do "Blog" ressalta o orgulho de ser tutoiense e a satisfação de está sempre documentando uma cidade tão especial. nós destacamos que são muitos os desafios, mas seguimos acreditando para que seja mais próspera. Tutóia, com seus suaves rios e mares bravios, matas floridas e verde coqueiral é definidamente terra de amor, feliz amostra do paraíso terreal. Parabéns... Tutóia.
Histórico do Município de Tutóia
Gentílico: tutoiense
Histórico
Entre os prováveis nomes, uma versão é a da linguagem “Teremembés”, onde Tutóia significa “Lençol de areia”, grande extensão de dunas, que caracteriza a topografia da costa litorânea. Outra versão, é a que provém do Tupi-Guarani e significa Água boa. Porém, a versão mais aceita é uma corruptela de “Totoi” que também é uma linguagem indígena, quer dizer “Que beleza! Que encanto!
Formação Administrativa
Em 1º de agosto de 1758, o lugar nascido de uma aldeia, é elevado a categoria de Vila, com denominação de Vila Viçosa (atual povoado de Tutóia Velha). Na mesma ocasião, foram escolhidos como dirigentes da nova Vila, os mandatários José Purá e João Manuel Miguel (dois Chefes Indígenas).
Houve um declínio da Vila Viçosa, em caráter irremediável, numa série de fatores político e socioeconômicos, que interferiu incisivamente na sua performance histórica.
Em 16 de abril de 1901, foi promulgada a Lei Nº 297, que transferiu a sede do dito lugar, para o povoamento “Porto da Salina”, com a denominação de Tutóia, á margem esquerda do Igarapé Comum, onde já se divisava um patente núcleo progressista.
Para que tal mudança política e econômica se processasse, com relação antiga e nova sede, muito influiu a incisiva participação do Coronel Paulino Gomes Neves, que é considerado indiscutivelmente o fundador da nova Vila Tutóia.
Com emancipação política datada de 29 de março de 1938, A Lei de criação do município de Tutóia é a nº 269 de 31 de dezembro de 1948, naquela ocasião, limitava-se com o Oceano Atlântico, Araioses, São Bernardo e Barreirinhas. Atualmente, após emancipação de outros municípios e criação da LEI n° 7.752 DE 11 DE JUNHO DE 2002, os limites são: oceano Atlântico, e os municípios de Água Doce, Santana do Maranhão e Paulino Neves.
Fonte: Panorama Histórico de Tutóia
Nenhum comentário:
Postar um comentário