quinta-feira, 11 de maio de 2023

Amigo do escritor Kenard Kruel anuncia seu falecimento


O PIAUÍ E O MARANHÃO PERDEM O GRANDE GUERREIRO TREMEMBÉ KENARD KRUEL


O Jornalismo, a Literatura, o Direito e as humanidades em geral perderam a irreverência, o humor, a intrepidez, a coragem e o gênio de KERNARD KRUEL FAGUNDES DOS SANTOS, falecido neste 11 de maio de 2023. Sua obra é vasta e sua presença nos círculos literários é intensa. 

As redes sociais choram a sua passagem e lembram das suas pílulas diárias de textos, sempre cheios de bom humor e borbulhantes de ideias inteligentes e linguagem certeira

Os amigos se consolam na esperança de haver um bom lugar e uma acolhida serena e amigável para homens do coração generoso e de grandes obras como o nosso amigo que hoje nos deixa. 

Seus bordões humorados ficarão na memória de todos que o conheceram pessoalmente ou virtualmente. “Não se deixe de mim” e “Com fé, esperança e amor” certamente serão as saudações mais lembradas e repetidas em sua homenagem. Lembrando que Tutóia(MA), que ele chamava de “autoexílio”, ganhou dele uma perífrase nova: “Lugar onde Deus fez a morada”. 

O jornalismo do Piauí deve muito ao KENARD KRUEL. No final dos anos 90 tive a honra de fazer parte da sua diretoria quando ele foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Piauí (Sindjor/PI). Eu era delegado sindical em Parnaíba. 


À época em que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas, KENARD focou, entre outras frentes, na qualificação dos jornalistas com a realização de cursos na capital e no interior, a exemplo do curso realizado em Parnaíba, na instalações da Uespi, numa parceria entre o Sindjor/PI e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Professores de grandes universidades brasileiras vieram a Parnaíba ministrar uma semana de cursos para os nossos profissionais, sendo de grande proveito.


KENARD foi um grande “guerreiro tremembé”, como ele gostava de chamar as moças da sua “Ilha Kenardiana”, cujas fotografias emolduram seu Facebook. Mesmo doente e visivelmente abatido, suas postagens passavam a impressão de que ele caçoava da dor e fazia de cada momento uma nova razão de viver. 

Essa é a lembrança que ele deixa: a de um homem forte e de grandes qualidades. 

Vai com Deus, KENARD KRUEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário