terça-feira, 12 de julho de 2016

Escolas quilombolas são contempladas com programa de reestruturação do Governo do MA

Maranhão da Gente

Escola-Quilombola-Olegário-Bispo-Itapecuru56-1024x682
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, foi recepcionado no último sábado (09) pela comunidade do Povoado Santa Joana. A recepção foi feita durante a inauguração do Centro de Ensino Olegário Bispo, Escola Quilombola do município de Itapecuru na qual o Governo do Estado investiu R$ 824.136,39 na reestruturação de salas de aula, banheiros, telhados, fachadas e pintura e modernização da rede elétrica.
“A escola de qualidade é direito nosso, e nossos filhos têm muita vontade de estudar. Por isso, estou muito emocionado”, disse o “mestre bamba” de capoeira Cleber Lopes, que realiza atividades culturais na comunidade, ensinando percussão, capoeira de Angola, entre outros.
O Secretário Márcio Jerry destacou a preocupação do governo com a educação inclusiva no estado e com a garantia de direitos de comunidades tradicionais como os quilombolas.
“Este momento só é possível porque o nosso estado passa hoje, sob o comando do governador Flávio Dino, por um processo de mudanças. Mudanças assim mesmo no plural, que garantem a inclusão de maneira diferenciada nas áreas quilombolas, com o Programa Maranhão Quilombola, com a Lei que permite cotas para acesso ao serviço público, como uma política importante já vigente no estado”, disse.
A comunidade quilombola do Povoado de Santa Joana, presente à solenidade, destacou a atenção pioneira do governo Flávio Dino ao reformar a escola, esquecida durante tantos anos.
“Eu agradeço ao Flávio Dino porque, de todos os governos, ele é o único que está olhando para o povo quilombola”, disse o presidente da associação da comunidade Santa Joana, Patrícia Ribeiro de Sousa, 44 anos. Ela estuda à noite na escola Olegário Bispo, cursa o segundo ano do Ensino Médio.
Além da Escola de Itapecuru, o governo inaugura também a Escola Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira em Codó.  Nas duas escolas quilombolas, o investimento foi de mais de R$ 1,6 mi.
 Jeisael Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário