quinta-feira, 4 de junho de 2015

Vereadores discutem a segunda fase da Segurança Pública em Tutóia




Segunda reunião da Comissão de Segurança da Câmara Municipal ontem quarta-feira(3)

Os participantes

Vereadores:  Enilson Santos, Binha, Maria do Carmo
Delegado da Polícia Civil Dr. Leonardo
Comandante da Guarda Municipal, Sr. Ricardo
Sub-Comandante da Guarda Municipal, Sr. Moises
Membra do Conselho da Comunidade Professora Nazaré
Membro do Conseg, Sr, Teothônio

Juntos discutiram a segunda fase da reunião onde avançaram nas discussões da Segurança Pública, do município de Tutóia, devido os graves acontecimentos dos últimos meses. Durante a discussão o Delegado de Polícia Civil, Dr. Leonardo, fez algumas explanações de ações policiais durante sua permanência dos dois últimos anos que assumiu o destacamento.

Durante seu diagnóstico dos dois anos  o Delegado apontou as dificuldades no Maranhão, quando é preciso dar a sociedade um serviço prestado com mais êxito, mas ainda precisa mais empenho dos governos afirmou.

Disse o Delegado que a sociedade precisa ser participativa nas denúncias anônimas diante de alguns crimes que ficam impune especialmente na cidade de Tutóia.

Relatou o Delegado, em alguns casos que as pessoas propagam, mais não informam a Polícia por situações suspeitas com que possa facilitar o retorno dos serviços prestados a sociedade.

Três horas de reunião foi o suficiente para o Comandante e o Sub-Comandante da Guarda Municipal, denunciarem a falta de apoio da Prefeitura Municipal de Tutóia, desde 2009, não dar muita importância para a corporação. Desde o fardamento, a capacitação e estrutura mínima garantida até mesmo durante algumas reuniões que participou o Prefeito atual. Afirmou o Sub-Comandante Moises.

Outra situação discutida pelo Sub-Comandante, foi a remoção de alguns Guardas Municipais, ter idos para escolas de Comunidades e deixando a cidade menos desprotegida na guarnição.

O motivo das remoções se sucedeu em razão de alguns Guardas terem reivindicados direitos trabalhistas, contra a Prefeitura Municipal, e foram transferidos de seus postos de trabalho. Afirmou. Praça, avenida, patrimônio Público, em rotina de horários noturnos já se observa as reclamações da população por não existem um pequeno efetivo como havia durante anoite, e não se via tantos assaltos a comércios ocorridos nos últimos meses.

Os vereadores membros da Comissão de Justiça, Enilson Santos, Binha, Maria do Carmo, durante as duas reuniões perceberam a gravidade no município, onde o Poder Público, não está fazendo sua contrapartida. E ficou para convidar o Prefeito da cidade, em está presente na terceira reunião da próxima semana.

Delegado antes de encerrar sua participação na reunião, comentou em uma de suas ações nas proximidades no mercado público, quando desmanchou pontos estratégicos de drogas, e dias depois voltou a ser praticado as práticas de consumo e venda, em razão da Prefeitura Municipal, não ter cumprindo o que havia prometido pelo próprio Prefeito em reunião que iria melhorar a visão paisagística do Porto Beira-Mar(descaso e omissão).

Assim foi a segunda reunião, com datas a retomar na próxima semana pela Comissão de vereadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário