Maranhão da Gente
Pauta prioritária para melhorar os indicadores educacionais do Estado e garantir aos jovens maranhenses acesso ao ensino público com qualidade, o projeto ‘Escola Digna’, iniciado pelo Governo do Maranhão, foi apresentado na tarde de quarta-feira (10) ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, por Flávio Dino. O objetivo do projeto é erradicar as 1.090 escolas de taipa, palha e barro existentes no Maranhão e substitui-las por prédios de alvenaria.
O primeiro relatório fotográfico e estrutural das escolas atualmente existentes no Maranhão e que já começam a ser substituídas em 2015 foi apresentado ao ministro pelo governador, que destacou que o empenho inicial do Governo do Estado será concentrado nas 30 cidades com menor IDH. O governador convidou a equipe do Ministério da Educação para integrar-se ao esforço de mudar a atual realidade das escolas municipais.
Outros projetos na área educacional, como a formação continuada de professores, eleição direta para diretores de escola e a implantação de Núcleos de Educação em Tempo Integral nos 30 maiores municípios do Estado foram destacados pelo governador e pela secretária de Educação, Áurea Prazeres, na audiência.
O ministro mostrou simpatia aos projetos e, após ter acesso ao dossiê fotográfico das escolas de taipa confeccionado pelo Governo do Estado, realçou o ânimo de inovação e transformação trazido pela administração maranhense. “É muito bom ver uma equipe animada em mudar de verdade essa realidade insólita”, disse, ao destacar a disposição do MEC em colaborar com a condução dos projetos em benefício do Maranhão.
Atualmente, o MEC contribui com a construção de 13 dos 30 Núcleos de Educação Integral previstos para serem implantados no Maranhão. Na concepção do projeto, estão incluídos o acesso ao Ensino Profissionalizante e o acesso ao conhecimento prático aos alunos do Ensino Médio regular. O projeto arquitetônico utilizado será o mesmo proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na reunião, o Governo do Estado pleiteou novos investimentos na estruturação física das escolas do Maranhão (sejam estaduais ou municipais) e a integração das equipes nos projetos pedagógicos para que os alunos maranhenses tenham acesso à Educação Pública de qualidade.
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