segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Bloco dos seis virou o jogo no Legislativo de Tutóia. Agora sete





RESUMO DE MAIO A OUTUBRO 2015 AOS FATOS TRANSCORRIDOS NO MUNICÍPIO E NO LEGISLATIVO


Outubro de 2015 os destaques no Legislativo levaram a população do município a ficarem com diversas perspectivas no Cenário Político de Tutóia.

Quase 78 anos de sua emancipação política o município tem convivido nos últimos 20 anos grandes rachas entre os poderes Executivo, Legislativo e algumas decisões  da Justiça em fatos que passou a instabilizar o desenvolvimento do município, entre CASSAÇÃO e LIMINAR do TRE-Ma.

Entre os meses de Maio/2014 a Outubro de 2015, a população tem mostrado suas fragilidades diante dos rachas ocorridos nos dois poderes que poderiam andarem em parcialidades dos bons serviços públicos oferecidos a sociedade. Mas as comprovações tem sido diferente aos que digam representantes legais do povo ou aos interessados em disputarem por suas individuais estruturas milionárias.

Dois grupos os separam das ideologias partidárias desde o dia 21 de Maio de 2014. Esquerda e Direita.

As disputas ferrenhas já atingiram diretamente o quase progresso do município aos treze parlamentares que resolveram disputar uma eleição de presidência da Casa Legislativa e somente tem sido nos últimos meses o  afundamento em todo município nas instabilidades das  contas públicas em áreas específicas que deixaram de serem fiscalizadas por suas Comissões Parlamentares, junto ao Poder Executivo.

Mudou-se o gestor da Mesa Diretora, diante dos rachas que chegaram nos Tribunais da Justiça do Maranhão, pra definir quem de fato seria o novo presidente para o biênio, 2015 a 2016, mas o cenário tem complicado em todo município com as incertezas dos projetos de lei, que estagnaram na Casa, que soam dizer que é do povo... A eleição do mandatário presidente tem se tornado talvez uma das mais ferrenhas disputas pelo poder.

Já estamos a quase sete meses com uma nova presidência do Legislativo, e o município são bem notórios as instabilidades da maioria dos treze que compõe suas ativas cadeiras representantes no Legislativo, com as incertezas o que será acompanhado daqui pra frente em uma Casa, que já se apontou Saúde, Transporte, Segurança, Educação, Infraestrutura, Turismo, Meio Ambiente, Emprego e Renda, Pesca, Agricultura Familiar... Tudo e mais um pouco já foram discutidos e denunciados por alguns vereadores da ala da esquerda e até nesta data ainda não se ouviu os reclames popular.

As brigas internas dos dois poderes já afetam diretamente o assistencialismo, em meio a cassação do Executivo, queda de presidente da Casa do Legislativo, que é base do governo, e que agora está no controle da ala esquerdista. Os serviços públicos de má qualidade e completamente comprometido as famílias menos favorecidas e as anuladas ações das políticas públicas de desenvolvimento no município.

Diagnosticar os projetos de lei do Legislativo, é sentir um verdadeiro tiro no pé diante das atuações fragilizadas de uma maioria que não apresentam suas boas vontades, muito deles contrariados e sem intender da importância dos projetos de lei enviado e apreciados pela maioria da bancada talvez desconhecedor do Regimento da Casa. Mas ainda haverá  longas datas para um soberano poder mostrar a sociedade desse município de fato qual é o papel de um Parlamentar do Legislativo Municipal.

Mas os ensaios nos últimos meses pode se pontuar as discussões do Plano de Cargos e Carreira, dos Profissionais do Magistério, Projeto de Lei do Perímetro Urbano, Projeto Fundap(amparo ao pequeno Lavrador, em época de escassez), Projeto do Ficha Limpa, Nepotismo.

Talvez nunca na história desse legislativo tenha  se prometido e se guerreado quais entre os citados projetos é de interesse para o Executivo, Legislativo ou para própria população.

Agora se espera tempo de mudanças, a pedra do jogo virou no último dia 08 - 10 - 2015, em uma decisão do TRE-Ma, que cassou o mandato de um parlamentar da base do governo. Dando o direito se assim se manter o primeiro suplente reassumir a vaga do parlamentar cassado. Sai Gean Lima e entra Romildo do Hospital.

O que mudará no cenário do Legislativo, que antes era bloqueado as reivindicações do bloco dos seis da oposição? Agora a dama do jogo está nas mãos dos sete. Vejamos alguns personagens:

Ala da Direita que compõe base governo(minoria)

. Alexandre Baquil
. Paulo Roberto
. Enilson Santos
. Maria do Carmo
. Zé de Mar
. Rafael Fonseca

Ala da Esquerda Oposicionistas(maioria)

. Fernando Gomes de Oliveira(Binha)
. Zé Orlando
. Christian Noronha
. Pedro Agripino
. Elias Aquino Silva
. Antonio Chico(presidente da Casa Legislativa)
. Romildo do Hospital(que é suplente de vereador e assumirá a vaga do vereador recentemente cassado pelo TRE-Ma, no último dia 08.10.2015).







Nenhum comentário:

Postar um comentário