quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Tribunal de Justiça do Maranhão comemora 204 anos

TJMA comemora 204 anos com sessão solene e homenagens

Magistrados, autoridades, religiosos e servidores foram homenageados
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, nesta quarta-feira (8), sessão solene em comemoração aos 204 anos de instalação da Corte – completados no último dia 4 –, com a concessão da ‘Medalha dos Bons Serviços Desembargador Bento Moreira Lima’ aos magistrados que completam 20 ou 30 anos de carreira; e da ‘Medalha do Mérito Judiciário Antonio Rodrigues Vellozo’ a magistrados de outros tribunais, personalidades, religiosos e servidores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça. As duas Medalhas foram idealizadas pelo decano do Tribunal, desembargador Bayma Araújo.
O presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, ressaltou a aproximação entre o Judiciário e a sociedade maranhense. “Com independência indisponível, o Tribunal de Justiça vem buscando garantir as liberdades e direitos fundamentais de cada cidadão da sociedade maranhense”, observou.
 “Se antes o Judiciário era apenas distribuição de Justiça, hoje somos chamados a distribuir ordem, progresso, moralidade e confiança”, avaliou o desembargador Jamil de Miranda Gedeon.
Medalhas
A ‘Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima’ foi criada em 1986 para ser concedida a juízes que completarem dez, vinte e trinta anos de efetivo exercício na magistratura, nas cores vermelha, azul e branca, respectivamente.
Pelos 30 anos de magistratura, foram homenageados os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Nelma Sarney e Tyrone Silva; e os juízes Samuel Batista de Sousa e José Jorge Figueiredo dos Anjos.
Receberam a ‘Medalha Bento Moreira Lima’ por completarem 20 anos de carreira o desembargador Jamil Gedeon e os juízes José Nilo Ribeiro Filho; Douglas de Melo Martins; Alexandre Lopes de Abreu; Osmar Gomes dos Santos; Luís Carlos Dutra dos Santos; Ana Maria Almeida Vieira; Patrícia Marques Barbosa; João Francisco Gonçalves Rocha; Manoel Matos de Araujo Chaves; Roberto Abreu Soares; Alexandra Ferraz Lopes; Antonio Luís de Almeida Silva; Wilson Manoel de Freitas Filho; Clésio Coelho Cunha; Hélio de Araújo Carvalho Filho; Welliton Sousa Carvalho e Marco Antônio Oliveira.
O Tribunal também homenageou outras personalidades com a concessão da ‘Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo”, instituída pela Lei nº 2.814, de 4/12/1967. Ela é concedida a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, deputados estaduais, deputados federais, serventuários e outras personalidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, constatados pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do Poder Judiciário do Maranhão.
Receberam a ‘Medalha Antonio Rodrigues Vellozo’ o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan José da Silva Lopes; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Altair Lemos Júnior; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Cláudio César Ramalheira Roessing; o procurador-geral de Justiça do Estado, Luiz Gonzaga Martins Coelho; o presidente do TCE/MA, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado; o defensor público-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior; o procurador do Município de São Luís Alexsandro Rahbani Aragão Feijó; o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias; o bispo Emérito de Viana, Dom Xavier Gilles de Maupeou; o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, Cl. Marcus Vinícius de Oliveira; os advogados Thiago Brhanner Gaecês Costa e Rômulo Barbosa; o irmão Maristas Itaici Vasconcelos Sobral; os senhores Gessé Sabino Leite e Benedito Mamede Pires; as funcionárias do Tribunal de Justiça Altair de Jesus Lima Correa e Maria do Socorro Patrice de Sousa.
A Medalha também foi concedida in memoriam ao padre Clodomir Brandt e Silva, representado por Wanda Maria da Silva Torres; à cartorária Margarida de Jesus Pinheiro, representada por Idália Alves Brandão; e à procuradora Ilzé Cordeiro, representada por José Cordeiro Filho.
Em nome dos homenageados, o desembargador Jamil Gedeon observou que o reconhecimento por meio das Medalhas recompensa os esforços desempenhados. “A mais bela mensagem que recebemos com esta outorga é de que o tempo e a história consolidam a obra daqueles que dedicam corpo e alma ao benefício do próximo e ao engrandecimento da comunidade”, frisou.
Também participaram da solenidade e compuseram a Mesa de Honra o vice-governador do Estado, Carlos Brandão; o vice-presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado estadual Othelino Neto; a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora Nair Portela; o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Ângelo Santos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz.
Minard

Nenhum comentário:

Postar um comentário