A corrida acirrada em busca de apoios na disputa pelo governo do Maranhão
A disputa em busca de apoios políticos está ficando cada vez mais acirrada no Maranhão. O senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), dois dos pré-candidatos ao governo do estado, travam uma verdadeira guerra por lideranças de peso, que podem fazer a diferença na condução de suas pré-campanhas.
O foco dos dois tem sido na capital e nos principais municípios de maior colégio eleitoral, considerando o volume da população e, claro, a força de suas lideranças políticas. Nesse conjunto, incluem-se Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão; Timon, Caxias, Codó, além de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, importantes municípios que compõem a Grande Ilha. Açailândia, Santa Inês e Balsas, com suas destacadas potencialidades econômicas, também entram na mira.
O que pensam os prefeitos importa muito, sobretudo, por eles serem os ‘orientadores’ da população e lideranças locais.
Em Imperatriz, o prefeito Assis Ramos (DEM) já chegou a declarar seu apoio a Weverton. O senador é filho da cidade e tem também o apoio do ex-prefeito Ildon Marques e de lideranças daquele município. Brandão pode levar uma fatia do eleitorado imperatrizense por conta de sua relação com o deputado estadual Marco Aurélio (PSB) e com o ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que são lideranças políticas da região.
Em São Luís, há o enorme impasse sobre o apoio do prefeito Eduardo Braide. Ele se manifestou apenas uma vez sobre a disputa e disse estar em uma situação difícil, pois mantém boa relação e “dívida política” com vários pré-candidatos ao governo do Maranhão.
O senador Weverton, inclusive, esta semana fez a Braide, um pedido público de apoio, já que ele lhe direcionou o PDT e sua militância, nas eleições de 2020, iniciando ali uma indisposição política com o grupo Flávio Dino, momento em que o posicionamento se tornou decisivo para a eleição do atual prefeito.
A disputa por apoios tem sido muito concorrida e parece mesmo que, entre estes dois principais nomes, a corrida começou agora de fato. Weverton, que já vinha se destacando nas pesquisas e em seus eventos de pré-campanha, agora segue as caminhadas pelo interior do Maranhão, atraindo simpatizantes, lideranças e novos aliados. Enquanto Brandão estará com a chave do Palácio dos Leões no final de março e terá a caneta a seu favor por um período até que cheguem as vedações. A briga promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário