quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

POR QUE A RÚSSIA ATACOU A UCRÂNIA

 

A GUERRA DO PODER

Após a tensão dos últimos meses, nas primeiras horas desta quinta-feira, com a autorização do presidente Vladimir Putin, a Rússia atacou a Ucrânia. De acordo com o pronunciamento de Putin, a operação tem o objetivo de “desmilitarizar” o país e eliminar as ameaças contra Moscou. Os principais portais de notícia do mundo divulgaram imagens fortes de explosões e sirenes e informaram que dezenas de pessoas foram mortas.

E por que isso está acontecendo?
📚
Bom, as raízes desse conflito estão na crise política que se instalou na Ucrânia no ano de 2014 e na anexação da Crimeia pela Rússia nesse mesmo período. Além disso, os russos tentam impedir a aproximação entre a Ucrânia e a Otan, sendo esse impedimento uma das exigências impostas por parte da Rússia em meio às negociações.
A Crimeia é uma península ucraniana que havia sido incorporada ao país em 1954, quando ainda fazia parte da União Soviética. Localiza-se no mar Negro, a sudeste da parcela continental do território ucraniano. Essa região tem uma profunda conexão étnico cultural com a Rússia, considerando que o russo é um dos principais idiomas falados nela e que uma grande parcela de sua população é de origem russa.
A atual escalada de tensão entre a Rússia e a Ucrânia iniciou-se a partir do final de 2021, quando a Rússia deslocou mais de 100 mil soldados e um conjunto de aparatos militares, como veículos blindados e armamentos, para a sua fronteira com o país do Leste Europeu, o que foi interpretado como uma ameaça de invasão ao território ucraniano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário