DataIlha e MBO vão divulgar pesquisas sobre cenário eleitoral do MA
Agora sim. Dois institutos de pesquisa – DataIlha e MBO – registraram as primeiras pesquisas eleitorais em 2022 para saber o atual cenário eleitoral no estado do Maranhão. Os dois levantamentos vão abordar a preferência do eleitor para as disputas pelo Palácio dos Leões e Senado Federal.
A pesquisa DataIlha, registrada no dia 07 de fevereiro e que será divulgada no próximo domingo (13), ouvirá 2mil eleitores em 40 municípios e foi contratada pela TV Metropolitana. O levantamento acontecerá entre 08 e 11 de fevereiro, tendo um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2%
No cenário para o Governo do Maranhão, a DataIlha não incluiu o nome da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que liderou todos os levantamentos feitos em 2021. Além disso, o instituto incluiu o nome do senador Roberto Rocha (sem partido), que deve disputar a reeleição ao Senado. Já na disputa pela vaga ao Senado, o DataIlha fez quatro cenários, sempre confrontando Flávio Dino (PSB) contra um eventual adversário, como: Roberto Rocha, Edivaldo Júnior (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Maranhão), e o presidente da Famem, Erlanio Xavier (PDT).
A Pesquisa MBO, estranhamente foi primeiramente realizada e só depois registrada. O registro foi feito dia 07 de fevereiro, para divulgação no domingo (13), mas o levantamento foi realizado entre 27 de janeiro e 03 de fevereiro. Para piorar, boa parte da pesquisa não alcançará a decisão do governador Flávio Dino de confirmar o nome de Carlos Brandão e o racha no grupo político, uma vez que a reunião derradeira aconteceu no dia 31 de janeiro.
O levantamento ouviu 1.059 eleitores de 20 municípios, tendo 96,5% de intervalo de confiança e 3,5% de margem de erro. Para a disputa pelo Governo do Maranhão, a MBO, acertadamente, incluiu o nome de Roseana Sarney. Já para o Senado, incluiu três nomes: Flávio Dino, Roberto Rocha e Erlanio Xavier.
É aguardar e conferir, afinal no próximo domingo já teremos um primeiro cenário neste ano sobre a disputa eleitoral que vai se aproximando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário