sábado, 27 de junho de 2015

Funcionários relatam histórias chocantes em suas funções de trabalhos nas escolas de Tutóia



PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICO DE TUTÓIA VISITA COMUNIDADES NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA-MA

Triste realidade de alunos caminhando 6 km para chegar à escola no povoado Cocal.

Entre os dias 23 26/06, esteve em várias comunidades na visitação nas escolas convidando funcionários e sócios do Sindicato, na rede municipal de ensino para uma Assembleia Extraordinária a se realizar neste sábado(27), às 08:30 horas no Sindicato dos Arrumadores de Tutóia, localizado na Praça dos Teremembés.

O Sr. Presidente ELIVALDO RAMOS, além de fazer  a entrega dos convites folder, jornais informativos, orientou vários profissionais pertencente ao quadro da educação, em escolas dos povoados a importância de está filiado em uma Instituição que lhe representa quando se requere em busca de direitos.

Mas durante os dois dias de longos percursos foram constatados algumas trágicas realidades em todo município de Tutóia, e região em unidades escolares que só funcionam graças a boa vontade de professores, alunos.

Situações precárias em diversas escolas de comunidades:

  Unidade Escolar, no povoado Buritizinho-Tutóia

. Sem reformas
. Cadeiras quebradas
. Bebedouro sem uso adequado para funcionamento
. Salas sem ventiladores
. Sistema de encanação comprometido(esgoto)
. Escolas sem constar nomes
. Falta alimentação escolar
. Forro de algumas salas comprometendo a vida de crianças, com riscos de desabamento.
. Alguns professores sem está habilitado para a função
. Professores ganhando abaixo do salário mínimo, e sem poder adquirir seu comprovante do Contra-cheque.
. Um salário mínimo sendo dividido para duas pessoas

Enfim em conversas o Sr. Presidente, e dezenas de funcionários de unidades escolares, se constatou uma das maiores violações trabalhista já existente em um sistema público, nas comunidades com unidades escolares; Barro-Duro, Remanso, Santa Rosa, São Bento, Curralinho, Belágua, Cocal, Surrão, São Gregório, Passagem Velha, Boa Hora, Piquizeiro, Santana dos Carvalho, Buritizinho, São Benedito, Santo Ilário, Vereda, e outros...

É preciso uma Comissão de vereadores ir até as mencionadas comunidades em constatar tamanha crueldade em relatos ouvidos por dezenas de funcionários que não quiseram se identificar para não sofrerem represálias.

A entrega de convites segundo o Sr. Presidente Elivaldo Ramos, se constatou a falta de sensibilidade da forma que tentam melhorar a educação do município de Tutóia, desde o pagamento de alguns profissionais da educação ao estado crítico de algumas unidades escolares em realidades jamais vista nesse município.

E somente uma Comissão de vereadores irão comprovar o que esclarece nessa matéria dos dias 23 e 26/06/2015.

    Escola, povoado Santo Iláro à 80 km da sede do município





2 comentários: