domingo, 28 de junho de 2015

O LIVRO - TUTÓIA 70 ANOS DESPERTA A OPINIÃO PÚBLICA PARA ALGUNS DESAFIOS HISTÓRICOS




Resgate e fatos em Tutóia ocorrido nos anos 30”
Fonte: Tutóia 70 anos
Odorico Melo Araújo


Por volta do final dos anos 30, chegou em Tutóia, um carioca de nome Olívio Magalhães Bessa. Não era médico, tampouco enfermeiro. Farmacêutico prático era como ele se intitulava. Instalou sua pequena farmácia de manipulação, especialidade na qual logo se revelou exímio. Entretanto, e também por necessidade, seus conhecimentos ultrapassavam os limites da competência do farmacêutico e atingiam outros campos da saúde, levando-o até mesmo a realizar partos.

Após ser nomeado funcionário público federal do Ministério da Fazenda, afastou-se de suas funções originais, mas continuou dando assistência aos que o procuravam (merece uma homenagem). Naquela época médico era artigo raro na cidade, o que deixava a população completamente sem assistência; os casos mais graves  eram encaminhados a cidade de Parnaíba.

A história segue no livro Tutóia 70 anos, de ODORICO MELO ARAÚJO, lançado esse ano 2015
Eis a pergunta para a sociedade tutoiense, o que mudou desde a era 30, para 2015, na SAÚDE PÚBLICA DE TUTÓIA?

Falta vontade política ou uma marcha popular contra os maus gestores que aqui passaram e hoje querem se eternizar no poder?

Outra parte no livro mostra que um episódio ocorrido nesse município e um dos mais relevantes da história política e social, pelo envolvimento de pessoas importantes da classe.

Todavia, poucos anos depois, caiu no esquecimento. As gerações seguintes simplesmente ignoram não apenas este, mas diversos outros acontecimentos que enriquecem nosso passado bem próximo. Hoje, não é demostrado, no âmbito da rede de ensino, nenhum interesse de professores pela pesquisa sobre a história de Tutóia e nenhuma iniciativa de motivar os alunos para isso.

Segundo o Autor(Odorico Melo), Os registros de cartórios e folhetos em forma de livros que existem por aí representam fontes de informação que fornecem uma visão muito restrita e até distorcida da realidade.

Afirma Odorico em seu livro, Que alguns desses impressos contam histórias mirabolantes sem nenhum fundo de verdade, enquanto os fatos verdadeiros aparecem com profundas deformações.

Hoje, entre as poucas pessoas que presenciaram e até participaram dos acontecimentos ou que conheceram as testemunhas e, portanto, poderiam fornecer importantes e verdadeiras informações, a maioria já faleceu.


No livro o Autor, afirma que na internet, aparecem BLOGUEIROS, que lotam páginas com informações completamente distantes da verdade, chegando a inventar fatos que nunca aconteceram na história do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário