terça-feira, 30 de junho de 2015

Tutóia era assim nos anos 90 grande produtora de sal




Você sabia! que Tutóia... era assim


O único produto tutoiense exportável sempre foi o sal, que chegou a colocar o município no posto de terceiro maior produtor do País.

Essa posição só foi alcançada após a Empresa Salineira Igoronhon AS(Esnisa), ampliar sua produção na década de 40, com o transporte do produto para o Rio de Janeiro e São Paulo, feito em pequenas embarcações.

No final da década de 50 e início da de 60, apareceram navios modelo Liberty, tais como o Kalu e o Maringá, com capacidade para 12 mil toneladas, além de uma grande chata que chegou a transportar até 30 mil toneladas. Todo o trabalho de carregamento, feito por estivadores terrestres em sacas confeccionadas em palhas de buriti, os obrigava a escalar, de forma perigosa, uma subida de cerca de 20 metros de altura, a fim de conseguir colocar o sal nos porões.

Na década de 60, a empresa se modernizou, com a instalação de uma esteira mecânica. A exportação de sal marinho de Tutóia, teve seu final da década de 90, no governo Collor, quando não resistiu aos planos malucos daquele governante e faliu. A partir daí, a produção e exportação de sal marinho do município de Tutóia, foi completamente extinta, inclusive as pequenas salinas que também foram desativadas.


Assim era Tutóia... Fonte: Livro Tutóia 70 Anos 1938-2008

   Imagem; simbólica da praia da barra muito movimentada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário