sábado, 21 de novembro de 2015

Nossos rios estão morrendo. Tutóia aguarda a mobilização das políticas públicas ambientais




Veja 8 formas simples de ajudar a preservar os rios:

Moramos em uma região com a existência de águas abundantes, mas a criminalização do homem estamos aos poucos perdendo várias vida natural. Imagens do rio Bom Gosto, Tutóia


G1 Notícias
1- Envolvimento e comprometimento – em primeiro lugar é preciso se envolver com o assunto, você pode fazer isso buscando informações sobre as necessidades que o rio tem, assim como as necessidades do povo que vive desse rio. Além disso, você pode se comprometer e se integrar a algum grupo que busque o mesmo objetivo que você.
2- Economia de água – Quanto maior a economia de água, menor a quantidade de detritos de esgotos jogados no rio. Procure meios de economizar a água.
3- Preservar as matas ciliares – As margens dos rios possuem uma mata muito importante: as matas ciliares. São elas que garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio. reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos peixes. Além disso, ainda deixam o rio mais bonito e arborizado.
5 – Evite a poluição dentro de casa – Nunca jogue algo nos ralos de casa ou da rua. Os sistemas de escoamento não fazem o tratamento dos materiais que não são biodegradáveis.
6 – Cuidado com os produtos químicos – Evite utilizar quantidades eleveadas de protudos químicos, como óleo para motorotes, anticongelantes e detergentes de carros. Jamais use-os próximo ao rio.
7-  Apresente o rio a um amigo – As pessoas tendem a se encantar com a natureza vendo de perto. Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre.
8 – Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.



Nenhum comentário:

Postar um comentário