sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Três partidos vão pedir a PGR O afastamento de Eduardo Cunha(presidente da Câmara-PMDB)



Desgaste na casa
Três partidos de oposição vão recorrer à procuradoria-geral da República pra pedir o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB-RJ. O ato no Plenário da Câmara na quinta-feira (19) foi inédito. Demostrou uma reviravolta no comportamento de parlamentares que vinham preservando o presidente da Câmara. Dezenas de deputados deram as costas para Eduardo Cunha.
Em seguida, deixaram o plenário e seguiram para o Conselho de Ética, onde levantaram cartazes de protesto e pediram a saída de Cunha do cargo. Momentos antes, a sessão do conselho havia sido suspensa, porque Cunha decidiu iniciar os trabalhos em Plenário. Na sexta, o líder da Rede, Alessandro Molon, que estava no protesto, disse que Cunha passou de todos os limites.
“Ele perdeu a condução do processo legislativo e eu não acredito que haja retorno, recuo pra isso. Quem fez o movimento de ontem tem que daqui pra frente”, diz o deputado. Até aliados de Cunha avaliam que ele extrapolou com as atitudes que atrasaram as investigações do conselho. Mas Eduardo Cunha continuar afirmando que não sai.
Partidos de oposição mais resistentes a adotar uma posição de confronto com o presidente da Câmara mudaram o tom. O PSDB e o Democratas afirmam que Cunha não tem mais condições de presidir a Câmara. O líder do Democratas, Mendonça Filho, ainda acusa o PT de ter ajudado Cunha na quinta-feira na estratégia de adiar a leitura do relatório.
Dos três petistas, dois foram à reunião do Conselho de Ética, mas chegaram no fim. “O PT agiu de certo modo pra impedir que houvesse avanço do processo de apuração no Conselho de Ética. E cabe explicações”, diz o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), líder do partido.
O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado, foi procurado pelo Jornal Nacional. Depois de confirmar a entrevista para 18hs, informou que não poderia mais atender nossa equipe porque estava com outros compromissos.
PPSPSOL e Rede vão apresentar ao procurador-geral da República na semana que vem um dossiê com as atitudes de Eduardo Cunha que consideram uso do poder de presidente da Câmara para atrapalhar as investigações contra ele no Conselho de Ética.
Querem que o procurador-geral peça ao Supremo Tribunal Federal que afaste Cunha do cargo.
Os três partidos também vão tentar impedir qualquer votação com Eduardo Cunha no comando do Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário