quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SEMINÁRIO. "RODA DE DEBATES" AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - TUTÓIA - BAIRRO - COMUM


sOMOS UMA SÓ RAÇA

Seminário em simbologia ao dia da Consciência Negra. Idealizado pelo professor "Ermito Oliveira"

     Coordenador da palestra, professor Gênis

Os temas apresentado para as perguntas trouxeram discussões e polêmicas.
A INFLUÊNCIA DOS NEGROS NA FORMAÇÃO SOCIAL, DESIGUALDADES ENTRE BRANCOS E NEGROS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO, A VIOLÊNCIA CONTRA O NEGRO, A MISCIGENAÇÃO DA CULTURA AFRICANA.
Os professores: Alexandre Lago(biólogo), Francisca Cavalcante(pedagoga), Elivaldo Ramos(presidente do Sinsputsampan), Telma Teixeira(socióloga), Neto Pimentel, Natalino, Rosário. Catiêde, Paulo Rogério, Ananias, Nathan, Ivete, Pastor da Presbiteriana, Elton, todos provocados pelos temas.
A resistência na época e a própria história da África e do tráfico negreiro transatlântico foi comentado com alguns professores historiadores conhecedores um pouco da história, dos escravos onde a coroa portuguesa trazia para o Brasil Colônia e era comprada dos próprios reinos africanos que capturavam membros de reinos ou tribos rivais e vendiam-nos aos europeus. Esses relatos foram interagidos pelos professores Paulo Rogério e Nathan, Telma, Elivaldo, Elton e Alexandre. 
Ao questionarem no debate que no Brasil, a RAÇA NEGRA, ainda é completamente limitada em ocuparem seus espaços na sociedade. citando as quotas de forma que são distribuídas de maneira humilhante, Assim distinguiu Elivaldo.
Jânio, que controlava as falas dos participantes da noite, a cada intervalo solicitava orientações do advogado Kelson Veras, desde a discriminação, preconceito e racismo.
Nesse sentido, a realização do evento  quinta-feira(19). nos fatos históricos muito bem discutidos não foi possível adequar-se e poder tirar cem por cento de aproveitamento em razão das polêmicas dos temas que merece um segundo momento de Seminário.
O blog, verificou que  estudos precisam serem mais aprofundados de temas relacionados a RAÇA HUMANA NEGRA, para compreender o passado e sua relação com o presente. Entretanto, serviu como grande experiência e aprendizado para alunos que participaram da roda viva de conversa na ESCOLA EXPEDITO BAQUIL.

Veja algumas imagens do evento quinta-feira. 19/11












Um comentário:

  1. Que maravilha essa temática pena não estar presente espero que continuem esse debate a tutoia precisa muito de assuntos como este,parabéns.

    ResponderExcluir