quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Embratur desmente que haja “terceirização” dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), como afirma a reportagem. “Não há terceirização da atividade, mas sim contratação de consultoria, cujo objeto é prestação de serviços técnicos especializados em marketing de relacionamento e mapeamento de mercado turístico com coleta de dados, para inteligência comercial em âmbito internacional, que tem por objetivo instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur.”




Embratur desmente reportagens do Estado do Maranhão que atacam Flávio Dino



O presidente da Embratur, Vicente Neto
O presidente da Embratur, Vicente Neto
A Assessoria de Imprensa da Embratur, órgão do governo federal responsável pela promoção turística, respondeu às denúncias veiculadas no último final de semana pelo jornal O Estado do Maranhão. Contratada pelo blog, a assessoria elencou 5 pontos que respondem às acusações feitas pelo jornal.
A Embratur desmente que haja “terceirização” dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), como afirma a reportagem. “Não há terceirização da atividade, mas sim contratação de consultoria, cujo objeto é prestação de serviços técnicos especializados em marketing de relacionamento e mapeamento de mercado turístico com coleta de dados, para inteligência comercial em âmbito internacional, que tem por objetivo instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur.”
Durante a gestão de Flávio Dino, foram retomados os EBTs, que estavam desativados há mais de um ano. Os EBTs consistem em 13 escritórios, espalhados em quatro continentes, para realizar a promoção do Brasil no exterior, visando aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam nosso país. Durante a gestão de Flávio, o Brasil quebrou o recorde nacional de 6 milhões de turistas.
Os 13 escritórios estão instalados na Europa – em Amsterdã (Holanda), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Paris (França), Milão (Itália), Lisboa (Portugal), e Londres (Reino Unido). Na América do Sul, os escritórios foram instalados em Buenos Aires e Lima. A América do Norte conta com três escritórios: em Nova York, Los Angeles e em Chicago. E, além do Brasil, o EBT Ásia promove também os demais países do Mercosul.
Abaixo, seguem os pontos da nota da Embratur:
1. Contrato de consultores dos chamados “EBTs”:
A contratação foi precedida de licitação, na modalidade técnica e preço, nos moldes estabelecidos pela legislação em vigor (lei 8.666/93). Não houve subcontratação dos serviços.
2. Terceirização:
Não há terceirização da atividade, mas sim contratação de consultoria, cujo objeto é prestação de serviços técnicos especializados em marketing de relacionamento e mapeamento de mercado turístico com coleta de dados, para inteligência comercial em âmbito internacional, que tem por objetivo instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur.
3. Marketing Interno:
Desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur passou a executar atividades de promoção turística internacional, portanto, não atua no mercado interno.
4. Goal to Brasil:
As recomendações referentes ao programa Goal to Brasil, realizadas pela CGU, estão em análise pela Embratur.
5. Portal da Transparência:
As despesas relacionadas à Copa estão incluídas no Portal de Transparência, como pode ser verificado no link: www.transparência.gov.br/copa2014. Maranhão da Gente

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