domingo, 17 de agosto de 2014

Propostas dos candidatos para educação no Maranhão



ELEIÇÕES 2014 »Candidatos a governador apresentam suas ideias para a educação do MaranhãoSaiba o que cada um defende para um eventual governo

Mariana Salgado/Jornal o Imparcial


O Imparcial iniciou hoje(17), uma série de reportagens para conhecer melhor o plano de governo de cada candidato ao Governo do Estado. A cada domingo, trataremos de uma política pública, apresentando as propostas dos seis candidatos para o assunto abordado e suas avaliações sobre a efetividade dessa política pública no contexto atual do Maranhão. Iniciamos a série especial tratando sobre educação, para tanto, apresentaremos as propostas de Flávio Dino (PCdoB), Josivaldo Correira (PCB), Lobão Filho (PMDB), Luis Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcageli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL).

Flávio Dino 
O comunista vê na educação um dos principais desafios a serem superados em sua gestão, e, para construir seu plano de governo recorreu a quem mais tem propriedade no assunto, os professores. “Mantivemos um amplo diálogo com os profissionais de educação para elaborar um programa de governo que esteja à altura dos desafios do Maranhão nessa área em que há tantas carências. Dediquei parte da minha vida ao ensino e tenho plena consciência de sua importância para melhorar a vida de milhões de maranhenses”, apontou o comunista, que é jurista e professor universitário.

Josivaldo Corrêa 

O também comunista relata que o projeto que o seu partido, o PCB, apresenta para o Maranhão, é o que ele chama de desmercantilização da Educação Pública do Estado com mais financiamento e investimento. “Não há país ou estado que se desenvolva plenamente sem contar com um eficiente sistema educacional público e gratuito”.

Lobão Filho
O peemedebista estabeleceu 18 diretrizes em seu Plano de Aceleração do Maranhão (PAM), entre as quais está contemplada a educação. O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo, elevar o grau de aproveitamento escolar e preparar os jovens para o mercado de trabalho. “O PAM Educação estabelece um forte apoio à educação em tempo integral e a uma política de aprendizagem continuada. A educação em tempo integral será implantada de forma diferente, regionalizada, onde os alunos terão além das matérias curriculares, modernos laboratórios, cultura e esportes. Esta mudança deve ser pautada pelo entendimento de que a escola pode ser uma estação de integração de diversas políticas, de juventude”, aponta o peemedebista.

Luis Antonio Pedrosa 

O advogado defende a redefinição da infraestrutura das escolas, recorrendo aos dados da pesquisa da Universidade de Santa Catarina que revelou que oito em cada dez dos mais de 13 mil colégios maranhenses (80,7%) oferecem apenas água, sanitários, cozinha, energia elétrica e esgoto aos funcionários e alunos que os frequentam. Recorre ainda a outros índices alarmantes.

“Propomos inverter prioridades e investimentos maciços em educação. Para fazer isso, precisamos rever o plano de cargos e carreira do magistério e abrir espaços de participação para a comunidade escolar. A eleição direta para diretor de escola é o primeiro passo para essa construção democrática, uma promessa que ninguém jamais teve a coragem de cumprir no Estado, porque toca diretamente no modelo político dominante”, aponta o candidato do PSOL.

Saulo Arcangeli

O candidato do PSTU acredita que os baixos indicadores do estado devem às péssimas condições de trabalho, aos baixos salários, a falta de incentivos e até a negação de afastamento dos professores para especializações, mestrados e/ou doutorados. “A precariedade e falta de estrutura das escolas contribuem bastante com este quadro. Oito em 10 escolas não tem TV, DVD, computadores ou impressoras, poucas possuem bibliotecas, diversas funcionam em anexos como galpões e barracões, ou ainda adaptadas em casas de taipa e cobertas de palha. Além disso, faltam professores em diversas disciplinas. Esta situação influencia nos fracos índices de desempenho dos alunos medidos pelas avaliações nacionais (Prova Brasil/ SAEB), que diagnóstica o problema, mas não exige soluções”, opina o candidato do PSTU.

Zeluis Lago
O médico apresentou uma série de propostas para redefinir a educação no Maranhão, entre as quais: a criação de mecanismos de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental e o uso maciço da tecnologia em sala de aula: Ambientes Virtuais e Aprendizagem, Internet na escola, software educativos, videoconferência, etc. além da informatização total do sistema educacional; o fortalecimento das atividades científicas nas escolas, disponibilizando para todos os alunos laboratórios de ciência e de acesso permanente às bibliotecas, além de sua participação em projetos extensionistas e de pesquisa; elevar a taxa de alfabetização de Jovens e Adultos reduzindo drasticamente o analfabetismo absoluto e a taxa de analfabetismo funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário