Juiz da Lava Jato proferiu palestra para empresários em SP. Na quarta-feira, STF fatiou parte das investigações da operação.
Do G1,
Em palestra em SP.
Moro proferiu palestra sobre as lições das Operações Mãos Limpas, que combateu a corrupção na Itália, em almoço com 580 empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) no Hotel Grand Hyatt, na capital paulista.
Ao ser questionado sobre se o fatiamento prejudica a operação, o juiz federal afirmou que os juízes têm limitações para falar sobre processos em andamento e que não se sente confortável em comentar a decisão do STF.
Moro disse que as sentenças resultantes da Operação Lava Jato mostram a existência de uma corrupção sistêmica, onde o pagamento de propinas era natural entre os envolvidos em contratos públicos investigados. E disse que a iniciativa privada é a esfera com maior poder para mudar essa situação.
O juiz afirmou que parte das investigações das Operações Mãos Limpas foi prejudicada com a anistia, prescrição e morosidade da Justiça italiana, bem como por mudanças nas leis, promovidas por autoridades políticas daquele país. Segundo ele, a Lava Jato, “ao revelar tantos e tantos casos de corrupção sistêmica, deve ser uma oportunidade de mudança”.
Moro também afirmou ser contra o foro privilegiado, embora considere que o instituto não seja mais sinônimo de impunidade, desde o julgamento do mensalão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário