Refém Aliados de Cunha são unânimes em dizer que, mesmo que consiga os votos petistas, o dirigente guardará uma ou mais cartas na maga para continuar pressionando o governo.
Munição A carta pode ser um novo pedido de impeachment ou mesmo o recurso da oposição contra o indeferimento de alguns deles.
Aritmética “É melhor controlar três agora ou 300 depois”, questiona um líder governista, resumindo a estratégia do Planalto para evitar um pedido de impeachment.
Gravidade No encontro de Dilma com líderes partidários nesta terça, o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) afirmou que a máquina pública ficará imobilizada a partir da semana que vem caso a nova meta fiscal não seja aprovada nas próximas horas.
Engole o choro Na mesma reunião, um congressista desavisado pediu autorização da presidente da República para defender o aumento da Cide em nome do Planalto. “De jeito nenhum!”, respondeu Dilma, rispidamente.
Extrema-unção Para um dos negociadores da operação de salvamento da Sete Brasil, a empresa responsável pela cadeia do pré-sal entrará em recuperação judicial já no primeiro trimestre do ano que vem.
Pac-Man Um alto representante do sistema bancário afirma que o único com bala na agulha para adquirir o BTG hoje é o grupo JBS. “Eles andam comendo tudo e ainda não têm participação expressiva no setor financeiro”, aposta o executivo.
Vai que cola Ronaldo Caiado (DEM-GO) vai propor ao partido que defenda um plebiscito sobre a renúncia da presidente e de todos os congressistas, com a convocação de novas eleições.
À espera O TCU pode impor mais um revés ao governo Dilma nesta quinta, quando julgará a legalidade e os critérios adotados em edital do MEC para abertura de novos cursos de medicina no âmbito do Mais Médicos.
Em análise Em decisão liminar, a relatora, ministra Ana Arraes, suspendeu a divulgação do resultado por suspeita de irregularidades no processo de seleção.
Deposição A bancada do PT na Assembleia paulista entrou com representação no Ministério Público estadual para pedir o afastamento do secretário de Educação do governo Alckmin, Herman Voorwald.
Me dê motivos Os deputados petistas argumentam que o secretário, “por ineficiência e incapacidade de diálogo”, é o responsável “pela ocupação das escolas estaduais” e “pela intrusão da Polícia Militar em tema de política pública”.
Fé na estrada Eduardo Suplicy conseguiu tirar o Renda Básica de Cidadania do papel e anuncia, nesta quinta, que Maricá (RJ) será a primeira cidade a adotar o programa, distribuindo R$ 10 por mês aos 145 mil habitantes. “Começa de maneira modesta”, reconhece Suplicy.
Visita à Folha Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Marcio Aith, subsecretário de Comunicação do governo do Estado, e Isabel Salgueiro, assessora de imprensa.
TIROTEIO
A viagem de Dilma foi tão rápida que dá a impressão de que a presidente foi se despedir dos outros chefes de Estado.
DE JOSÉ ANÍBAL (PSDB), presidente do Instituto Teotônio Vilela, sobre Dilma, preocupada com o cenário em Brasília, ter encurtado sua viagem ao exterior.
CONTRAPONTO
A força de Paulinho
Um grupo de deputados perguntava ao deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) sobre o processo que Paulinho da Força (SD-SP) move contra ele no Conselho de Ética.
Alencar falava que Leonardo Boff, Ivo Lesbaupin e Frei Betto organizaram um abaixo-assinado em apoio ao seu mandato e que já tinha assinaturas de várias personalidades. O deputado começou, então, a elencá-las: Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ivan Lins, Letícia Sabatella, Maitê Proença…
Até que um dos colegas da Câmara interrompeu:
–Já basta, Chico! Agradeça ao Paulinho, ele te deu a maior força!
Nenhum comentário:
Postar um comentário