terça-feira, 31 de outubro de 2017

Roseana Sarney já recebe o primeiro apoio em Paulino Neves - Amadeus Araújo

Eleições em 2018


Pontapé e apoio já declarado em Paulino Neves-Ma, a Roseana Sarney(PMDB). pelo atual Secretário de Saúde Municipal e ex. Vereador AMADEUS ARAÚJO. na manhã de terça-feira(31), na capital maranhense, para pô gás na grande disputa em 2018, onde o cenário na região já demostra especulações na volta de Roseana Sarney, ao governo do Maranhão.

Em Paulino Neves, existem tendências que o grupo da oposição contra ao atual governador do Estado, possa se fortalecer com o retorno da ex. Governadora que disputará em 2018, agora encabeçado pelo ex. Vereador AMADEUS ARAÚJO(PSDB). A disputa promete uma acirrada entre os maiores nomes da política do Maranhão, da atualidade "Dino e Roseana" mesmo surgindo outros pretensos candidatos na disputa. E hoje com um cenário totalmente diferente de 2015, e com o descrédito na Política do Brasil, é grande a queda de popularidade de eleitores desanimados em ir as urnas em toda região do Baixo-Parnaíba,  em Paulino Neves e região, já é bem notório pelos os tempos serem outros.

   Foto: Roseana Sarney, recebe o ex. Vereador Amadeus Araújo-Paulino Neves-Ma.





Bolsonaro poderá ser presidente se Lula for impedido

DataPoder360 revela: se Lula não for candidato, Bolsonaro será o presidente

Lula X Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSC) lideram nova pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República realizada pelo DataPoder360, divulgada nesta terça-feira (31). O estudo revela que  o ex-presidente Lula pontua de 28% a 32% e Bolsonaro tem 20% a 25% das intenções, dependendo do cenário.
Veja abaixo os dois cenários nos quais Lula foi incluído como candidato do PT e lidera a pesquisa.
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Excluindo Lula das intenções de votos, os cenários mudam e Bolsonaro seria eleito presidente. Confira abaixo.
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Chegou o dia. Tutoienses receberão Minha Casa, Minha Vida - Amanhã/01-11-2017

O sonho chegou


Autoridades municipais, Secretários, Vereadores, lideranças, representantes da Caixa Econômica Federal, participarão da cerimônia de entrega do Projeto Minha Casa, Minha Vida, um dos maiores investimentos do governo federal já investido em terra urbana no município de Tutóia-Ma. Serão entregues às 500 chaves do Residencial Expedito Baquil, à dezenas de proprietários que aguardam ansiosos desde Janeiro/2017. E nesta quarta-feira(01-11-2017), às 08:00 horas será realizada a cerimônia de entrega.


  Casas serão entregues nesta quarta-feira(01-11-2017), às 08:00 horas da manhã




Tutóia é assim. Terra do sol e do mar

Imagem do dia


Tutóia, é bela e rica com suas encantadas belezas naturais

                           Revoada dos Guarás - Tutóia - Maranhão
 




Os segredos do homem mais velho do mundo

HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO, COM 256 ANOS DE IDADE, REVELA OS SEGREDOS QUE VÃO CHOCAR O MUNDO.
256 anos de idade quebrou o silêncio antes de sua morte e revela segredos que chocam o mundo.

Qual é a pessoa que mais viveu? Conheça Li Ching Yuen, 
um homem que viveu 256 anos surpreendentes!

De acordo com um artigo do New York Times de 1930 , Wu Chung-chieh, professor da Universidade de Chengdu , descobriu os registros do governo imperial chinês a partir de 1827, felicitando Li Ching-Yuen por seu aniversário de 150 anos e outros documentos que mais tarde o parabenizaram em seu 200º aniversário em 1877 . Em 1928, um correspondente do New York Times escreveu que muitos dos velhos da vizinhança de Li afirmaram que seus avós o conheciam quando eram meninos e que ele era um homem adulto.
Li Ching Yuen teria iniciado sua carreira de herbalista aos 10 anos de idade, onde ele reuniu ervas nas cordilheiras e aprendeu sobre sua potência por longevidade. Por quase 40 anos, ele sobreviveu com uma dieta de ervas como lingzhi, goji berry, ginseng selvagem, ele shoo wu e gotu kola e vinho de arroz. Em 1749, aos 71 anos, ele se juntou aos exércitos chineses como professor de artes marciais. Li foi dito ser uma figura muito querida em sua comunidade, casando 23 vezes e com mais de 200 filhos.
Ele não era o único
De acordo com um dos discípulos de Li, ele encontrou um homem ainda mais velho 500 anos, que lhe ensinou exercícios Qigong e recomendações dietéticas que o ajudariam a prolongar sua vida em proporções sobre-humanas. Além do Qigong e uma dieta rica em ervas, o que mais podemos aprender com este Mestre da Longevidade?
E quanto a isso: No seu leito de morte, Li disse: "Eu fiz tudo o que tenho a fazer neste mundo". Suas últimas palavras pacíficas também sugerem um dos maiores segredos para uma vida longa e próspera? É interessante notar que, no Ocidente, muitas vezes somos ensinados a acreditar que o envelhecimento é algo que deve ser "espancado" com dispositivos infravermelhos de alta tecnologia e medicamentos de última geração.
Seu segredo para a longa saúde:
Li perguntou-lhe qual era o segredo da longevidade. Esta foi a sua resposta: "Mantenha um coração quieto, sente-se como uma tartaruga, ande com expressão e vontade de um pombo e durma como um cachorro". Estas foram as palavras e conselho que Li deu a Wu Pei-fu, o senhor da guerra, que levou Li para o sua casa para aprender o segredo de uma vida extremamente longa.
Li sustentou que a calma interior e a paz de espírito combinadas com as técnicas de respiração eram os segredos da longevidade incrível. Obviamente, sua dieta teria desempenhado um papel importante. Mas é fascinante que a pessoa mais velha viva da história registrada atribua sua longa vida ao seu estado de espírito.
Por que isso é tão difícil de acreditar?
Com a expectativa de vida média para o mundo ocidental atualmente estando entre 70-85 anos, o pensamento de alguém que vive com mais de 100 anos parece ser o estiramento. O pensamento de alguém que vive mais de 200 anos parece extremamente desconfiado. Mas por que não acreditamos que as pessoas possam viver por muito tempo?
Temos que ter em mente que algumas pessoas neste mundo não vivem um estilo de vida exagerado, eles não precisam lidar com o estresse da dívida, não estão respirando o ar poluído da cidade e exercitam-se regularmente. Eles não comem açúcares refinados ou farinha, nem alimentos que tiveram pesticidas pulverizados sobre eles. Eles não vivem da dieta americana padrão.
Eles não estão comendo carnes gordurosas, alimentos açucarados e geneticamente modificados. Não há antibióticos. Sem álcool e sem tabaco. Suas dietas não só excluem fest foods, eles também incluem superfoods e ervas que são como esteróides para nossos órgãos e sistema imunológico.
Eles também passam o tempo livre na natureza praticando técnicas de respiração, meditando e provaram ser melhorar para sua saúde mental, física e emocional. Eles mantêm as coisas simples, dormem corretamente e passam muito tempo na natureza sob o sol. Quando temos a chance de relaxar ao sol, nos sentimos rejuvenescidos instantaneamente e chamamos isso de "férias". Imagine passar a vida fazendo isso nas montanhas e combinando isso com perfeito bem-estar mental, espiritual e físico.
Não duvido por um minuto que, se todos fizéssemos as coisas que sabemos que deveríamos fazer, a vida de 100 anos seria comum. Quando tratarmos nossos corpos direito, quem sabe por quanto tempo poderemos viver?


Droga e Sexos. Usuários regulares de maconha fazem mais sexo, diz estudo

Homens e mulheres que consomem a droga têm 20% mais transas que os abstêmios


POR O GLOBO

Mulher fuma maconha em Denver, no Colorado, um dos 29 estados americanos onde o uso recreativo ou medicinal é legalizado – Mark Leffingwell
STANFORD, Califórnia — O consumo da maconha ainda é considerado tabu, e muitos médicos alertam sobre os riscos à saúde, incluindo o impacto da droga sobre o desejo e a performance sexual, mas segundo um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, as evidências mostram que os usuários regulares da cannabis fazem mais sexo.
— O uso frequente da marijuana não parece prejudicar a motivação ou o desempenho sexual — afirmou Michael Eisenberg, professor assistente de urologia em Stanford e coautor do estudo publicado nesta sexta-feira no periódico “Journal of Sexual Medicine”. — Em qualquer caso, está associado com um aumento da frequência do coito.
A pesquisa analisou dados de mais de 50 mil americanos, com idades entre 25 e 45 anos. Eisenberg ressaltou, contudo, que não foi estabelecida uma conexão causal entre o uso da maconha e a atividade sexual, apenas uma constatação estatística.
— A tendência geral é aplicada a pessoas de ambos os sexos e todas as raças, idades, níveis educacionais, religiões, classes de renda, estados de saúde, se eram casados ou solteiros ou se tinham ou não filhos — pontuou o pesquisador. — O uso da maconha é muito comum, mas seu uso em larga escala e associação com a frequência sexual não havias sido estudados de forma científica.
De acordo com o Instituto Nacional sobre Uso de Drogas dos EUA, mais de 20 milhões de americanos adultos são usuários de maconha, e com a legalização para uso medicinal ou recreativo em 29 estados, esses números estão avançando. E a relação da droga com o sexo é ambígua: experimentos relatam disfunção erétil em usuários intensos e a redução na contagem de esperma; por outro lado, pesquisas indicam que a cannabis estimula a atividade em regiões cerebrais envolvidas com o desejo sexual.
Para determinar os efeitos da maconha sobre o sexo, Eisenberg e Andrew Sun, residente em urologia em Stanford, recorreram à Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar, conduzido pelos Centros Nacionais de Controle e Prevenção de Doenças. Entre os dados coletados estão o número de vezes que os entrevistados fizeram sexo nas últimas quatro semanas e a frequência de uso da maconha nos últimos 12 meses.
Os pesquisadores compilaram dados coletados em todos os anos desde 2002, na faixa etária entre 25 e 45 anos. Foram analisadas informações de 28.176 mulheres e 22.943 homens, sendo 14,5% delas responderam fazer uso da maconha, assim como 24,5% dos homens. Os resultados indicaram uma associação positiva entre as frequências do uso da maconha e as relações sexuais
Entre as mulheres, as que responderam não terem usado maconha tiveram em média 6 relações sexuais nas quatro últimas semanas antes da pesquisa, já entre as usuárias regulares da droga a média foi de 7,1 transas. Entre os homens, as médias foram de 5,6 para não usuários e 6,9 para usuários diários. Dessa forma, os usuários de maconha têm, em média 20% mais relações sexuais que abstêmios.
Existem outras variáveis que podem influenciar a atividade sexual, como a tendência de os usuários de maconha serem mais desinibidos e, dessa forma, mais propensos ao sexo. Entretanto, diz Eisenberg, é provável que exista um papel ativo da maconha na busca por sexo, mas os dados não devem ser mal interpretados como sendo uma prova de uma conexão causal.
— Não diz que se você fumar mais maconha, fará mais sexo — alertou o pesquisador

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Salário mínimo poderá ser reduzido em 2018

Salário mínimo previsto para 2018 é reduzido de R$ 969 para R$ 965

Foto reprodução
O salário mínimo previsto para o próximo ano ainda nem entrou em vigor e já sofreu uma pequena redução. Foi o que informou o Ministério do Planejamento na tarde desta segunda-feira (30). De R$ 969 o salário passou para R$ 965.
A estimativa consta da mensagem modificativa da proposta de orçamento de 2018, que ainda será enviada ao Congresso Nacional. Nesta mensagem, o governo informará ter elevado a previsão de gastos em R$ 44,5 bilhões.
A estimativa para o salário mínimo do próximo ano já havia sido reduzida em agosto, de R$ 979 para R$ 969. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 937.
Cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil recebem salário mínimo, entre aposentados e pensionistas, cujos benefícios são, ao menos em parte, pagos pelo governo federal.
Com o salário mínimo menor, portanto, o governo economizará nas despesas com o pagamento desses benefícios.
A expectativa do Ministério do Planejamento é de economizar R$ 1,2 bilhão com a revisão do salário mínimo para baixo.
De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o valor definitivo do salário mínimo só será publicado em janeiro do ano que vem.
Editado com informações do G1

Ruas pavimentadas receberá asfalto em Tutóia

Obras públicas




Prefeito Romildo Damasceno acompanha a realização dos reparos nas ruas após obras da CAEMA

Após serviços realizados pela CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), para a conclusão do sistema de abastecimento de água, foi identificado que algumas ruas não tiveram os reparos adequados, causando grande transtorno à população. O Prefeito Romildo Damasceno solicitou que fossem tomadas medidas urgentes para a recuperação de pavimentação e o serviço já está sendo realizado.
Romildo Damasceno acompanhou uma das equipes que está realizando o trabalho e ressaltou que o governo municipal segue trabalhando para promover o desenvolvimento do município e o bem-estar da população tutoiense e que a implantação do sistema de abastecimento de água é mais um compromisso assumido que está próximo de ser realizado.

Fonte: SECOM 

Polícia Militar do Maranhão segue as inscrições até o dia 30/10

Inscrições para o concurso da Polícia Militar do Maranhão seguem até dia 30

Formatura de policiais militares no Comando Geral da PM
Já estão abertas as inscrições para o Concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão e Previdência (Segep), divulgou nova data de início das inscrições para o esperado certame, através de edital retificado. São ofertadas 1.215 vagas para provimento e formação de cadastro de reserva para o cargo de 1º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar e para o cargo de Soldado do Quadro de Praça.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da Cespe (www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17), no período iniciado desde às 14h da sexta-feii ra (27), se estendendo até às 18h do dia 30 de novembro, de acordo com o horário de Brasília. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data de homologação do certame.
As provas objetivas do concurso serão realizadas nas cidades de Caxias, Imperatriz e na capital São Luís. Já os exames médicos e odontológicos, o teste de aptidão física, o exame psicotécnico e a investigação social, bem como o procedimento de verificação dos candidatos que se autodeclararem negros e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizados em São Luís.
Confira a íntegra do Edital nº 2 – PMMA

46 vagas para auditor em saúde - Governo do Maranhão

Governo do Estado anuncia seletivo com 46 vagas para auditor em saúde

Foto reprodução
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 46 auditores em cargo em comissão para as Unidades de Saúde do Estado, com remuneração de R$ 4.937,00. As inscrições têm início nesta quarta-feira (1º) e o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site http://sistemas.saude.ma.gov.br/ses/auditoria.
Os interessados em participar do processo seletivo deverão possuir nível superior em Ciência Contábil, Administração, Administração Hospitalar, Economia, Direito, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Farmácia, Biomedicina ou qualquer curso superior, desde que seja comprovada pós-graduação na área de Auditoria.
Os novos auditores em saúde atuarão na fiscalização da gestão e execução dos planos e programas de saúde do governo, desde a cobertura assistencial a qualidade da assistência prestada à saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O processo de seleção será composto por duas etapas. A primeira etapa corresponde à análise inicial de currículo que será preenchido quando do ato de inscrição e objetiva selecionar, para prosseguimento no processo seletivo, no máximo cinco vezes o número de vagas disponíveis de candidatos. A segunda e última etapa consiste na Entrevista Técnica.
Vagas
As 46 vagas para auditor em saúde serão oferecidas para São Luís e regiões de Rosário, Itapecuru, Chapadinha, Codó, Pinheiro, Viana, Timon, Santa Inês, Zé Doca, Açailândia, Imperatriz, Balsas, São João dos Patos, Presidente Dutra, Pedreiras, Barra do Corda, Bacabal e Caxias.
Inscrições
As inscrições deverão ocorrer a partir das 00:00 do dia 1º de novembro de 2017 até as 23:59 do dia 10 de novembro de 2017, por meio do preenchimento do formulário eletrônico específico disponível no site http://sistemas.saude.ma.gov.br/ses/auditoria. O candidato deverá se inscrever para apenas um cargo e a localidade de inscrição realizada pelo candidato se vinculará ao exercício do mesmo, não podendo ser alterado.

domingo, 29 de outubro de 2017

Tutóia agradece a visita do Reitor da UEMA na tarde de domingo(29)

Educação com o futuro próximo

Reitor da(UEMA), Gustavo Pereira da Costa, esteve visitando as instalações da antiga escola agrícola em companhia de assessores e da deputada federal Luana Costa(PSB). A parlamentar disse aos presentes durante a palestra que até o final de Novembro/2017, estará tendo toda atenção em sua cota parlamentar à disponibilizar as últimas  emenda/2017, para educação no Maranhão. E o município de "Tutóia" através das parcerias e as necessidades que urgentemente precisa ser restaurado todo os programas da UEMA, mas parabenizou a dedicação do novo coordenador do polo Tutóia, na pessoa do professor biólogo Alexandre Lago, e a boa vontade do gestor municipal em restaurar o prédio mesmo em fase de andamento. 

O REITOR, Gustavo, falou das saídas conciliatória quando existem as vontades de investimentos dos governos, no Brasil e Estado, o ensino à distância e presencial das universidades só funcionam através das Emendas Parlamentares dos Deputados. Enquanto o governo Federal no longo dos anos não tem tido prioridades à importância dos grandes investimentos. Disse o REITOR, que no Maranhão, tem sido importante as Emendas Parlamentares pela Deputada Luana Costa, na liberação das suas Emendas para UEMA.

Entre as autoridades estiveram presentes: Vereador Paulo Rogério, Secretário de Turismo Giovane Júnior, Secretário Adjunto de Educação-Bernardo Oliveira, Chefe da Comunicação do Município, Secretário de Saúde de Paulino Neves-Sr. Amadeus Araújo. Professores do município e  estado, como Bernardo Pedro, Professora Lourdes Ramos-Gestora da Escola Estadual-Casimiro de Abreu. etc... Pastor Jerniel-Igreja Assembleia de Deus, Pastor Marcos e outros. 

Foi mais um dia marcante nesse município com a visita do Reitor-Ma, e alunos que muito em breve estarão estudando no novo polo restaurado pela Prefeitura Municipal de Tutóia-Bom Gosto.

                                          Reitor-UEMA, Gustavo Pereira

                                     Deputada Federal(PSB), Luana Costa-Ma





   Imagem: Professora Regina-Coordenadora do Programa "Ensinar" ao lado da deputada federal Luana Costa(PSB), Reitor-Gustavo à direita da imagem.
     Vereador e Professor Paulo Rogério, fala da importância da UEMA, em Tutóia


          Arquivo do Blog/29-10-2017



Nota do dia... Política e Crise

As incertezas no Brasil


Cabe à sociedade civil manter a democracia no País

A instabilidade política no Brasil tem aberto caminhos perigosos para a democracia.
Um desses caminhos é a discussão que começa a ganhar fôlego sobre intervenção militar e que, embora banalizada por muitos, desacreditada por outros, é bom que não avance mais do que a declaração do general Antônio Hamilton Mourão, de que "se ninguém acertar, terá que haver algum tipo de intervenção para colocar ordem na casa".
A Nação, que não merece a política corrupta que se apossou dela nos últimos anos, tampouco pode repetir a ditadura militar que lhe tirou a cidadania durante duas décadas.
A crise na economia, a falência dos municípios, cortes nos recursos federais para políticas públicas como saúde e educação, e, em evidência, a corrupção generalizada na esquerda e direita da política nacional, além das suspeitas de parcialidade no Ministério Público e no Judiciário, compõem um quadro que atrai qualquer resposta à governabilidade exigida pela população.
É aí que reside o risco do retrocesso político, mas também a esperança de que uma medida dura contra a corrupção possa salvar o Brasil de um golpe militar e dos corruptos que ainda estão em liberdade e, principalmente, na política.
É preciso acelerar as investigações, é preciso separar inocentes de culpados, e é preciso, sobretudo, condenar, prender e expurgar da vida pública os criminosos.
A democracia não pode ser responsabilizada pelo estado de corrupção que sitiou o país.
Portanto, não se pode abrir mão do estado democrático de direito em nome do que quer que seja, muito menos de um governo militar que intervenha nas conquistas sociais já conquistadas pelos brasileiros.
E ninguém duvida que numa intervenção como essa, em especial numa Nação fragilizada,  a primeira coisa a cair fora são as liberdades individuais.
Então, não é hora para se abrir a guarda.
É hora de se cobrar definições, de se mobilizar pela faxina ética, independente de quem represente o lixo da corrupção, banir as intolerâncias e se unir contra qualquer barulho que venha a incomodar a democracia resgatada com muita luta.
 O Brasil de todos, precisa de unidade.
Que as palavras do general Mourão só tenham o efeito de nos alertar a não caminharmos para trás.

Alagoas Notícias

Presidente da Câmara Federal prioriza lei de abuso de autoridade

Proposta deverá tramitar com “prioridade”, como exige o regimento


Maia criou comissão especial para analisar projeto
Maia criou comissão especial para analisar projeto.

Passada a votação que suspendeu a denúncia contra o presidente Michel Temer, a Câmara deve se debruçar sobre temas que podem afetar diretamente as investigações envolvendo políticos. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criou uma comissão especial para analisar projeto de lei que trata do abuso de autoridade, enquanto a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) deve pautar nas próximas semanas a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com o foro privilegiado.
Após deixar a proposta parada na Casa por quase seis meses, Maia assinou, na quinta-feira, o ato que cria a comissão especial que vai analisar o projeto que trata de abuso de autoridade. Pelo despacho, a proposta deverá tramitar com “prioridade”, como exige o regimento interno da Câmara em caso de propostas que vêm do Senado.
A comissão deverá ter 34 integrantes titulares e igual número de suplentes. As vagas são distribuídas proporcionalmente ao tamanho das bancadas das siglas. O presidente da Câmara negou que a instalação da comissão seja uma retaliação ao Judiciário. “A comissão foi um pedido de associações de juízes e procuradores para garantir o debate. O mesmo pedido foi feito e atendido no PL do teto [salarial]”, afirmou.
Maia disse ter recebido a demanda da juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, e do procurador José Robalinho Cavalcanti, presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).
A juíza confirmou o pedido a Maia. Segundo ela, há uma preocupação dos magistrados que eles não sejam devidamente ouvidos sobre o projeto. A reportagem não conseguiu contato com o presidente ANPR.
Maia ressaltou que havia um temor entre juízes e procuradores de que a urgência do projeto fosse aprovada e a proposta, votada diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões. “Com a comissão, está garantido o debate”, afirmou.
Foro privilegiado
O presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), também vai liberar para a pauta a votação da admissibilidade da PEC que acaba com o foro privilegiado por prerrogativa de função em casos de crimes comuns. O relator Efraim Filho (DEM-PB) liberou a parecer há um mês. A proposta já foi aprovada no Senado e se passar pela CCJ, também será formada uma comissão especial por se tratar de mudança constitucional.
A PEC que restringe o foro especial valerá para crimes comuns cometidos por deputados, senadores, ministros de Estado, governadores, prefeitos, ministros de tribunais superiores, desembargadores, embaixadores, comandantes das Forças Armadas, integrantes de tribunais regionais federais, juízes federais, membros do Ministério Público, procurador-geral da República e membros dos conselhos de Justiça e do Ministério Público.
O foro permanecerá para presidente e vice-presidente da República, chefe do Judiciário e os presidentes da Câmara e do Senado.
Pacheco também quer colocar em votação outros temas polêmicos, como a PEC que dá autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Polícia Federal.

sábado, 28 de outubro de 2017

Novo formato em portais de Internet

Justiça Eleitoral estreia novo formato em portais de Internet

Foto Reprodução
A partir da próxima semana, os portais da Justiça Eleitoral terão novo formato, moderno e de fácil navegação para proporcionar mais facilidades aos usuários.
O novo modelo foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que utilizam a mesma plataforma política e tecnológica e apresentaram suas sugestões em pesquisa e em reunião com assessores de comunicação.
As alterações nos serviços de Internet foram desenvolvidas por uma comissão, criada por meio da Portaria TSE nº 158/2017. Os integrantes estudaram as normas para realizar as mudanças com base nas principais técnicas de criação de sites, levando em consideração a experiência do usuário, a usabilidade, a arquitetura da informação, a acessibilidade e a escrita web.
Fizemos um mega levantamento de todos os arquivos e conteúdos do Portal do TSE e vamos fazer uma remodelagem grande. Fizemos pesquisas ao longo de um ano sobre os serviços mais utilizados e também estatísticas de acesso. Com base nisso, reposicionaremos os mais acessados e excluiremos aqueles menos acessados”, afirmou Washington Oliveira, chefe da SGWEB, área da Secretaria de Gestão da Informação responsável pela gestão do projeto.
O levantamento mostrou que o conteúdo mais buscado é o de ‘serviços ao eleitor’. O novo box da página inicial é responsável por 45% dos acessos dos cerca de oito milhões por mês do portal. Além da SGWEB, outras três seções estão envolvidas no desenvolvimento do novo portal que deve entrar no ar neste domingo (29).
Saiba mais AQUI

Tutóia busca metas para os próximos anos em parceria com o estado

Estamos entre os 217 municípios maranhense

Nota do dia

Em tempo de crise é preciso fortalecer as parcerias entre os municípios e estado, onde possam sinalizar avanços para os próximos 4 anos, dando prioridade as áreas de crescimento como Infraestrutura, no turismo, na educação, agricultura, saúde, geração de emprego e renda, segurança pública, enfim temos mecanismos para aquecer o desenvolvimento de cada município e isso o governo do Maranhão, tem feito nos primeiros anos. Enquanto Tutóia, temos data para inaugurar a sonhada água potável, a implantação do IEMA-Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. próximo das casas Minha Casa, Minha Vida, entre o povoado Bom e Porto de Areia, mas já conseguimos facilitar a vida do povo tutoiense, implantando o Restaurante Popular, recuperação das estradas que ligam o trecho Tutóia a Tutóia-Velha, solicitado pela Prefeitura Municipal de Tutóia. 

Assim continuamos selando nosso compromisso com as cidades do baixo-Parnaíba e Tutóia está entre as parceiras para os próximos investimentos.



Em Tutóia viraliza quantidade de pessoas titulares de fakes na internet para atacar

Fakes viraliza na internet e em Tutóia, pessoas públicas tem sido alvo de ferrenhos ataques, difamações com a imagem da pessoa física e agora serão acionados a justiça com responsáveis meramente suspeitas.

Veja o Texto

As redes sociais são métodos de comunicação comuns e por isso, é difícil encontrar alguém que não esteja inscrita em, pelo menos, uma delas. Facilitam o relacionamento entre as pessoas, mas se tornam locais propícios para a criação de perfis fakes ou que se passem por famosos para enganar os desavisados. 

Na internet, a expansão das redes sociais possibilita o desenvolvimento de um sistema colaborativo entre os indivíduos separados pela distância e pelas condições adversas do mundo contemporâneo, mas virtualmente unificados pelos mais diversos interesses comuns. Na vida social virtualizada o sujeito é mais interativo, participativo e comunicativo. A pluralidade é uma especificidade humana, ou seja, o homem não é um ser que deveria viver isolado, mas sim, precisa interagir, comunicar-se, existir para o outro e agir no mundo. E justamente as redes sociais potencializam e dinamizam a comunicação e, de certa forma, facilitam as interações entre os indivíduos. Por outro lado, têm sido usadas para a prática do mal em diversas formas.
Os criminosos virtuais, na maioria das vezes, se utilizam da inocência dos usuários para proliferar mensagens, coletar informações privilegiadas, ou mesmo apenas prejudicar o outro de alguma forma, e que, muitas vezes, produz grande prejuízo moral ou financeiro para a vítima. Esses criminosos atuam de várias maneiras, e cometem crimes tais como roubo de identidade, pedofilia, calúnia e difamação, ameaça, discriminação, espionagem, etc.
Acreditar que as configurações de segurança das redes sociais são infalíveis é muita ingenuidade. Na internet, seja usando o smartphone ou de computador, nada é plenamente seguro. Sempre existe a possibilidade de invasão, para roubar senhas ou obter outras informações a respeito do internauta. Há muitos exemplos de invasão e nem é necessário ser um especialista para praticar esse tipo de crime. Na própria rede é muito fácil encontrar instruções, passo a passo, de como fazer isso.
Os sites de relacionamentos, como por exemplo, o Facebook, estão entre os grandes vilões da internet. Neles existem muitos perfis falsos e, se algo é falso, sempre há uma má intenção. Com a máscara virtual, o bandido se torna aparentemente visível, exposto, ao mesmo tempo que esconde o que carrega por trás da imagem que passa aos outros.
Atualmente, há muitas pessoas que se tornaram especialistas em aplicar golpes através da internet. Esses farsantes são sedutores, possuem muita habilidade no jogo das palavras, são envolventes, dizem o que a pessoa deseja ouvir, acabam criando um vínculo afetivo com a suposta vítima, conquistam sua confiança e assim conseguem roubar, extorquir, ameaçar, chantagear e, muitas vezes, até cometer algum crime sexual, entre outros tipos crimes. É muito comum, também, a pessoa ser chantageada após ter revelado intimidades pessoais. Por isso, no mundo virtual é preciso o mesmo cuidado que se tem na vida real.
Atualmente, ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei n.º 7758/2014 que criminaliza as condutas ilícitas de usuários maledicentes, inclusive a falsa identidade nas redes sociais. Dessa forma, se o projeto de lei for aprovado, o infrator, por exemplo, poderá, se condenado, ser preso de três meses a um ano, simplesmente por ter criado um perfil falso (“fake”) no Facebook.
“Após a emissão do parecer da CCJ, o projeto de lei deverá ser apreciado pela Câmara, onde vai ser somado à Lei dos Crimes Cibernéticos, que ficou conhecida com a Lei Carolina Dieckmann. O projeto original queria tipificar criminalmente o uso de perfis falsos para quem cometesse crime, mas foi alterado para ser considerado agravante na lei já existente”.1
A prática de crimes virtuais, geralmente se dá pela ilusão da pessoa achar que a tela do computador garante o anonimato e a impunidade, o que não é verdade. Embora ainda se discuta uma nova regulamentação para os crimes virtuais, as regras atuais valem tanto para o mundo real como para o virtual, ou seja, é possível a pessoa ser criminalizada por crimes praticados na rede. Mesmo que as mensagens virtuais sejam apagadas após a denúncia, o registro servirá de prova perante a Justiça em um eventual processo.
Um dos principais desafios dos crimes eletrônicos é identificar o autor. No entanto, segundo um artigo publicado no Portal Jurídico, “a cada dois casos, em um é possível identificar o autor do crime. Os acessos à rede mundial de computadores são feitos com um número de protocolo (IP) único. No entanto, é comum, também, já que um IP não é uma pessoa, mas sim um acesso, não se conseguir identificar o usuário que estava na máquina naquele momento. Isso acontece nos crimes cometidos por meio de computadores públicos, como lan houses e cyber cafés.2
Um exemplo recente de extorsão foi noticiado recentemente por vários jornais e revistas de grande tiragem foi o caso de Bruna Cristine Menezes de Castro, conhecida como “Barbie do Crime” nas redes sociais, que anunciava produtos importados e smartphones, recebia o dinheiro e não entregava a mercadoria. Ela usava sua beleza para seduzir e atrair suas vítimas. A polícia estima que já tenha aplicado pelo menos 500 golpes nos últimos cinco anos. Bruna está presa e responderá por estelionato e falsa identidade.
A vida em sociedade e as consequentes inter-relações pessoais exigem a formulação de regras de conduta que disciplinem a interação entre as pessoas, inclusive na vida social virtualizada. A leis positivas que regulamentam essas regras de conduta é a oficialização da moral – aquilo que a sociedade, em geral, determina o que é certo ou errado, o que é proibido ou permitido, o bem e o mal, visando o bem comum. Dessa forma, as inter-relações sociais reais tem intrínseca relação com a virtuais, no que tange às regras morais e à ética. Por exemplo, se a falsidade ideológica é proibida na vida real, é perfeitamente coerente que seja também proibida no mundo virtual.
Pois bem, por outro lado, a internet deve resguardar a individualidade, a privacidade e liberdade dos usuários, mas isso não significa que pode tudo. Nas redes, como na vida social, temos direitos mais também deveres. O Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para os internautas, bem como a determinação de diretrizes para a atuação do Estado.
A partir da entrada em vigor, em 2014, do Marco Civil da Internet, a operação das empresas que atuam na web deverá ser mais transparente. A proteção dos dados pessoais e a privacidade dos usuários são garantias estabelecidas pela nova Lei. “Isso significa, por exemplo, que as empresas de Internet que trabalham com os dados dos usuários para fins de publicidade – como aqueles anúncios dirigidos que aparecem no seu perfil nas redes sociais – não poderão mais repassar suas informações para terceiros sem o seu consentimento expresso e livre”. 3
Dessa forma, qualquer pessoa interessada poderá solicitar à Justiça o acesso aos registros da Internet de outra pessoa suspeita de cometer ilícitos, com o objetivo de obter provas para processar o criminoso, civil ou criminalmente. “À Justiça caberá verificar a pertinência do pedido e decidir com base nele. Seu objetivo é regular o uso da Internet no país garantindo direitos, estabelecendo deveres e prevendo o papel do Estado em relação ao desenvolvimento da internet”. 3
O Marco Civil apenas cria as condições para facilitar o debate em torno da definição de condutas danosas praticadas no âmbito da Internet que merecem ser punidas penalmente. As leis que definem a criminalização de atos ilícitos na internet ainda tramitam no Congresso Nacional. Sua aprovação é fundamental para moralizar e garantir que todos possam ter a sua integridade moral respeitada na rede. Além disso, a educação é um meio importante para que princípios morais sejam internalizados, e a escola é um ambiente privilegiado para preparar as crianças para uma maior responsabilidade tanto na vida real quanto na vida virtualizada.
Luis Claudio Tonchis


TCE fará censo eletrônico do funcionalismo em todo o Estado

Censo Eletrônico

Sede do TCE-MA em São Luís
Tem início na próxima segunda-feira (30) o treinamento para os técnicos das administrações municipais que vão responder aos questionários do Censo Eletrônico dos Servidores do Maranhão – Cesma, por meio do qual o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) vai realizar, ainda este ano, o cadastramento dos servidores públicos de todo o Maranhão. O Censo será feito eletronicamente, entre os dias 03 de novembro a 10 de janeiro, envolvendo governo do estado, órgãos independentes e câmaras municipais.
O objetivo é formar um banco de dados consolidado das informações sobre folha de pagamento de ativos e inativos da administração pública em todo o Estado, criando uma ferramenta de controle para o TCE e a administração pública como um todo. Com ela, será possível gerenciar informações sobre gestão fiscal, limites de despesas de pessoal, acumulação de cargos e remunerações indevidas.
O TCE vai controlar melhor os gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com pessoal, verificar se as tabelas e valores e planilhas de informações contábeis e orçamentárias correspondem à realidade, fiscalizar melhor as contratações temporárias e substituições de mão de obra e os provimentos de cargos.
O censo do funcionalismo também vai permitir a sistematização de informações sobre o cumprimento da Lei da Transparência e organizar de forma antecipada alguns módulos das prestações de contas anuais, uma vez que as informações prestadas passarão a integrar as contas dos gestores públicos . “Haverá multas para o gestor que deixar de cumprir essa obrigação, e o município será objeto de auditoria. Além disso, o gestor poderá ficar impossibilitado de prestar contas em 2018”, alerta o auditor do TCE, Fábio Alex Rezende de Melo.
O auditor lembra ainda que o censo eletrônico não implicará em nenhum trabalho para o servidor, uma vez que todas as informações serão prestadas pelo empregador, ou seja, a administração pública estadual ou municipal. “O servidor também não será penalizado nem obrigado a fazer qualquer tipo de levantamento. Eventuais punições recairão sobre os responsáveis pela folha de pagamento, a exemplo da proibição de celebrar convênios, já que não poderá obter as certidões do tribunal”, alerta.
Informações Minard