(Biografia Naiza Neves-1903-1993)
Nasceu em Tutóia-Ma, no então Porto de Salinas, no Chalé-primeiro prédio construído no local - filha do Coronel Paulino Gomes Neves-na época apenas comerciante e de Maria José de Almeida Neves(dona Zuza, costureira).
Iniciou os seus estudos como professora normalista em casa, e concluiu em São Luis, capital do Maranhão, no Colégio Sagrado Coração de Maria, em regime de internato para onde migrou aos 14 anos de idade.
Com seus estudos conclusos e voltando a Tutóia, conheceu o Sr. Benedito Araújo Costa, com o qual se casou após 9 anos de noivado, em São Raimundo Nonato, no Estado do Piauí, seguindo para Floriano, onde residiram por algum tempo.
Em virtude do trabalho de seu esposo(ele era telegrafista), residiu também em Simplício Mendes e Cidade do Porto e voltou para sua terra natal, onde viveu até terminarem os seus dias.
Não teve filhos fato que lhe rendeu tristezas por toda sua vida após o casamento. Tinha mãos de ouro nos trabalhos manuais. Escrevia poesias, trovas avulsas, contos e memórias. Seus contos encontrados após sua morte foram. "Coragem de Sobra e Uma História sem Título" nos quais ela disserta com romantismo, os valores e princípios da época.
Suas poesias mais conhecidas são: "Hélio Maranhão" Dia das Crianças, o Aniversário de Tutóia, Angelus, Dia de Reis e o Nascimento de Jesus. Suas melhores trovas contam parte de sua vida - do nascimento aos estudos, noivado, casamento e morte de seu esposo, mas os seus versos mais importantes estão em Estatuto da Declaração dos Direitos do homem, onde ela versifica em 30 amigos todos os direitos e deveres do do ser humano.
Professora Naiza, detinha a arte da dança, ensinava aos jovens as danças: Valsa, Rancheira, Polca, Sapateado, Dança Portuguesa e Cateretê. Era ainda o ícone da diversão sadia da juventude de Tutóia, pois organizava em sua residência e no Cine Teatro 18 de junho(esse espaço recebeu esse nome em sua homenagem, pelo seu trabalho realizado com a juventude-18 de junho era seu aniversário de nascimento), festas juninas, dia dos namorados, teatros(incluindo enquetes), tertúlias e bingos dançantes beneficentes.
Naiza de Jesus Neves de Araújo Costa, faleceu aos 90 anos de morte natural, às 20 horas do dia 24 de maio de 1993. Não deixou bens, nem testamento. O médico que lhe assistiu na época foi o já também falecido Dr. Almivar Ciqueira Freire. Naiza, foi sepultada no cemitério local-da Igualdade.
Nossa inspiração e fonte de pesquisa tem se dedicado para satisfazer as curiosidades do leitor assíduo Memória Túnel do Tempo, por Antonio Amaral. (Biblioteca Naiza Neves).
Nenhum comentário:
Postar um comentário