sábado, 12 de dezembro de 2020

Tutóia já foi porto de navegações marítimas - Túnel do Tempo

 PESQUISA TÚNEL DO TEMPO POR ANTONIO AMARAL.

Como era Tutóia, na época em que no Porto da cidade ancoravam grandes navios?
O que aconteceu para que esse desenvolvimento diminuísse?
Viajando em nossa pesquisa direto do Túnel do Tempo!
A antiga sede da Vila de Tutóia, não desapareceu com a mudança da sede para o litoral; ela passou a se chamar, como até hoje, de Vila de Tutóia Velha, cuja água e clima, constituem grandes atrativos para repouso e convalescência das pessoas que disso necessitam.
Tutóia, passou então a ter o segundo Porto Marítimo do Maranhão e, por não existir comunicação rodoviária, naquela época. Tutóia, tornou-se também escoadouro de toda zona ribeirinha parnaibana, registrando a presença de navios e visitantes racionais e estrangeiros há alguns anos atrás. Toda importação e expo.rtação de gêneros de mercadoria passou a ser feita por linha via fluvial-marítima, através do seu Porto e, com auxílio das empresas Loyd Brasileiro, Booth Line, Comack, Companhia Carbonifera e outras.
A entrada da Barra de Tutóia, existe um banco de areia denominada Coroa das Gaivotas que se destacou, não somente pela bifurcação do canal de entrada e saída, como também pela presença de aves marinhas que possuem este nome e que dali fizeram seu habitat. Dado o grande número delas boiando sobre as ondas, ofereciam um colorido inigualável para aqueles que ali chegavam por via marítima. Quando alçavam vôo pareciam uma grande onda situada sobre as ondas. Estas aves foram dali afastadas pela ação dos caçadores.
Assim seguimos com nossas edições de pesquisas realizadas até 30 de dezembro de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário