Túnel do tempo pesquisado por Antonio Amaral
Vamos agora viajar no tempo com algumas personalidades que contribuíram na transformação do município de Tutóia!
Paulino Neves, homem de visão da época e de inteligência viva e empreendedora, com estudos na capital de Estado, percebeu que sua terra natal, sediada onde estava, dificilmente se transformaria em cidade, após seus estudos em São Luis, regressou à sua terra, onde fixou residência. Tempos depois, sabendo ser a terra banhada pelo mar, visitou toda a parte litorânea onde se encontravam apenas ranchos de pescadores. Chegando à margem de um igarapé de grande profundidade, considerou ser o local apropriado para a instalação de uma indústria salineira. Sem perda de tempo, construiu uma palhoça e nela colocou mercadorias para o abastecimento de trabalhadores, dando início de imediato à primeira indústria de sal do município, entregando-a aos cuidados de seu amigo Sabino Conceição. Em seguida, foi feita a sondagem de profundidade do igarapé, que ofereceu resultados satisfatórios para a implantação de Porto Marítimo. Gozando o Coronel Paulino Neves, de grande prestígio na Capital do Estado, comunicou-se com o Governador da Província e este ordenou a ida de um representante da Capitania dos Portos do Maranhão àquele lugar, o qual tomou conhecimento das condições existentes e permitiu a abertura de mais um Porto Marítimo no Estado. Foi dado, à nova sede, o nome de Salinas, em virtude, da pequena indústria de sal ali existente. Esse nome porém, não pôde continuar, uma vez que existia no País outro município com o nome igual, no Estado do Pará. Diante desse impedimento, um dos filhos do fundador Paulino Neves, pleiteou o nome Paulinópolis, que foi recusado pela modéstia do homenageado preferindo que fosse mantido para a sede o mesmo nome de Tutóia.
Mediante tudo isso, e as sugestões oferecidas às autoridades estaduais, foi baixado um Decreto Lei n° 45 de 29 de Março de 1938, pelo qual foi mantido o nome de Tutóia e esta, elevada de Vila à categoria de Cidade.
Nosso próximo capítulo falaremos da antiga comunidade Tutóia-Velha, baseado em nossas pesquisas direto do Túnel do tempo.
Foto: Trabalhadores na antiga salinas Igoronhon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário