Tutóia Memória
A PRAÇA DOS TEREMEMBÉS EM TUTOIA, com um obelisco de concreto, em cima a estátua de uma bela e brava guerreira teremembés, simbolizando os famosos nativos, está localizada no centro de Tutoia. Grandes lojas comerciais - Sousa, Crizan, Braulino, Baquil, pousadas as mais chiques, e Igreja Rosa Mística, tão lindinha, fazem parte da vizinhança.
Foi construída pelo prefeito José de Matos Silva, tendo sido inaugurada a 7 de setembro de 1966.
No meio dela, pegando à direita, e agora com semáforo, é o caminho para a Praia da Barra, onde tem a Pousada Guajirú, da minha amiga Conceição Dodoia Galvão, entre outras que, igualmente, oferecem boas hospedagens. E também o Restaurante Sarapó, com a melhor peixada de Pescada Amarela, ao molho do camarão branco, famoso no mundo inteiro.
José de Matos Silva, filho de Agegislau Lopes da Silva e Raimunda Matos Silva, nasceu em Barro Duro, a 27 de junho de 1918. O pai, oriundo do Rio Grande do Norte, trabalhou na antiga Mesa de Rendas, hoje Receita Federal. A mãe, era do lar.
José de Matos Silva desempenhou mandato de vereador por três legislaturas, chegando a presidir a Câmara, por um mandato. Nesta condição, assumiu a direção da Prefeitura por vários meses em decorrência da cassação do mandato do prefeito Lucas Cardoso Véras, conforme ata da 39 sessão ordinária, realizada a 31 de outubro de 1955.
Nas eleições de 3 de outubro de 1960, foi eleito vice-prefeito na chapa do prefeito Celso dos Santos Véras. Este, com poucos meses renunciou, assumindo o vice a titularidade.
Findo o mandato, a 31 de janeiro de 1966, cumpriu o dever de ter feito o sucessor, apesar dos adversários e do fogo amigo, que não lhe davam trégua.
Desiludido com a política, mudou-se, em 1969, para Fortaleza, onde os filhos mais velhos já residiam. Levou a esposa, os pais e os filhos mais novos, que contabilizavam o número de oito, já. Ao aposentar-se, veio residir em Barro Duro, onde passava o dia fazendo versos e tocando violão. Escreveu O meu paneiro de versos. Aos 81 anos de idade, adoentado, procurou melhora em Fortaleza, onde faleceu a 5 de setembro de 1999.
Fotos
Início da construção da Praça dos Teremembés
Amiga Terezinha Medeiros posando na Praça dos Teremembés
Fonte: kenard Kruel
Nenhum comentário:
Postar um comentário