O deputado federal, Gastão Vieira (PROS), em entrevista nesta sexta-feira (04), ao Ponto Final, na Mirante AM, esclareceu alguns pontos da proposta de valorização dos profissionais da educação e também o reajuste do piso salarial dos Professores da Educação Básica.

Gastão foi relator da última regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), destacou a importância de valorizar esses profissionais e aproveitou para detalhar quais trabalhadores serão beneficiados com essa valorização.

“Muito importante a valorização do profissional da educação. Eu surpreendentemente acabei relator da última regulamentação do Fundeb. O que eu tinha na cabeça eu coloquei no projeto e o primeiro deles era valorizar o profissional da educação. Todos aqueles que estão em atividade de apoio na escola é profissional da educação nos termos do meu relatório que virou lei no dia 27 de setembro, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Então, você pode pagar dentro dos 70%, os professores, assistentes, supervisores e zelador, vigia, merendeira. Todo mundo está dentro desse pacote”, disse Gastão Vieira.

O parlamentar também explicou o resjuste do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) que neste ano passa a ser de R$ 3.845,63.

“O piso é um jogo de espertos. O Bolsonaro acabou sinalizando um aumento maior que era 33.32%. Elevou ao máximo. Há dois anos que ele não dava reajuste no piso. Quem vai pagar as contas são os municípios. Vários município deram gratificação no final do ano, se ele tem gratificação para dar no final do ano ele pode ter e deve ter dinheiro para pagar o piso. E quem já paga o piso não precisa dar aumento”, explicou o deputado.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra. Gastão ainda falou sobre a divisão do grupo político comandado pelo governador Flávio Dino. O deputado federal assegurou que seguirá com Dino e Carlos Brandão, já que é um político de grupo.