Solmar Exportadora Ltda - Baú Memória
Manuel Francisco da Ponte Furtado(Cardoso), nascido em Freguesia de Rosto do Cão (São Roque), Ponta Delgada, Açores/Portugal no dia 07/02/1952, mas registrado dia 12/04/1952. Filho de Maria e Manuel.
Casou-se com Arlete Teixeira em 1972, com quem teve um filho, Paul Christopher. Separaram-se por volta de 1980.
Mudou para Boston (Massachusetts/EUA), onde sua família morava, por volta dos 18 anos.
Nos Estados Unidos a família se especializou no ramo elétrico e gastronômico. Em 21/06/1984 registrou nos EUA o contrato de sociedade para criação da Solmar. Por não ser brasileiro, precisou adicionar brasileiros na sociedade. Optou então por colocar na sociedade os brasileiros que trabalhavam em seu restaurante nos EUA: Joel do Nascimento, Divino Passos, Junior do Nascimento. Posteriormente os sócios foram substituído pelo seu irmão Jhon Cardoso e pelo melhor amigo Louis Campanale.
No Brasil, a Solmar Exportadora Ltda, foi registrada em 05/07/1984. A empresa, tinha como principal produto a produção e exportação de pescados, vendas e abastecimentos de gelo escama e chegou a ter cerca de 150 funcionários. Na época, era a única empresa que pagava todos os benefícios aos trabalhadores. Esteve ativa em Tutóia, no endereço bairro Monte Castelo até o ano de 1995, quando foi decretado sua falência. Segundo apuramos o que ocasionou um dos verdadeiros motivos do fechamento, foi um dos assessores jurídico da empresa, ao ser constatado inúmeros empréstimos em agência Bancária em nome da mesma. Disse uma das ex. sócias da época onde a nossa pesquisa "Baú Memória" descobriu com o mais novo quadro e acervos agora em Tutóia.
Com o fechamento da Exportadora Solmar, "Cardoso" voltou para os EUA para prover sua família, até montar um outro empreendimento no ramo de Pousada que passou a se chamar "São Leopoldo" localizada no Distrito em Barro Duro, Tutóia/MA em 2004.
Cardoso(como era chamado em Tutóia e toda região), também casou-se com Marly Furtado, com quem teve 4 filhos: Karenna Maria, Kerry, Kevin e Kim Manuel. Ele ainda chegou a receber o Título de cidadão Tutoiense - Medalha Tremembés - no governo de Zilmar Melo.
Entre os seus sonhos para o Barro Duro, estava o de fazer a rua do Cemitério da Saudade, pois sempre disse que gostaria de ser sepultado lá.
Essa ilustre memória tinha uma admiração plausível em ajudar pessoas carentes e não media esforços quando era procurado na empresa enquanto esteve em atividades em Tutóia. "Cardoso" faleceu em 25/08/2009 em Barro Duro, Tutóia/MA, onde está sepultado.
Imagens da antiga empresa Solmar-Monte Castelo-Centro
foto do empresário participando do carnaval de Tutóia-Ma
Nenhum comentário:
Postar um comentário