quarta-feira, 12 de abril de 2023

“Operação Escola Segura” foi deflagrada no Maranhão

 

PC desarticula bando que ameaçava atacar escolas no Maranhão


Material apreendido na operação. Foto: PCMA

Uma força-tarefa no bojo da “Operação Escola Segura”, foi deflagrada pelas Polícias Civil do Maranhão, Goiás e São Paulo , conseguiu , na manhã desta quarta-feira(12), cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes de um grupo que praticava ameaças de ataques contra a vida de alunos de uma instituição de ensino no Maranhão. O grupo também praticava pedofilia e outros crimes no ambiente virtual.

Segundo o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos(DCCT/SEIC), as investigações se iniciaram quando adolescentes de uma escola no Maranhão denunciaram que estavam sendo vítimas de ameaça de morte , estupro e outros delitos. As ameaças partiram por meio digital. A Polícia Civil do Maranhão, passou a investigar os fatos e chegou ao grupo suspeito, tendo representado por mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã.

Como resultado da operação , dois menores foram apreendidos na cidade de Monte Mor, no estado de São Paulo. Durante o cumprimento das buscas foram apreendidos objetos de natureza “nazista”, máscara utilizada nas imagens de rede social, faca tática, além de dispositivos eletrônicos mencionando ataques.

A ação policial foi realizada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos/SEIC da Polícia Civil do Maranhão, Delegacia de Polícia de Piracanjuba/GO e Delegacia de Polícia Civil de Monte Mor/SP.

As investigações seguem para identificar demais integrantes do grupo e responsabilizar os já identificados, na forma da lei. A Polícia Civil do Maranhão segue investigando mais perfis dessa natureza para responsabilizar os envolvidos nessa prática.

Vale destacar que a Polícia Civil do Maranhão já identificou sete suspeitos, os quais foram submetidos aos procedimentos legais junto as Unidades de Polícia Judiciária.

Outros casos

Ainda hoje a Polícia Civil apreendeu um adolescente de 17 anos que pretendia promover um ataque a uma escola pública no município de Bequimão. A ação foi descoberta e desarticulada pela PC que chegou até o menor, através de um perfil administrado por ele no Instagram. Ele foi conduzido para a Delegacia do Adolescente Infrator, no Centro de São Luís.

A PC também conseguiu identificar e capturar um indivíduo suspeito de divulgar anúncios de que realizaria ataques em escolas em Barreirinhas. A prisão foi uma resposta rápida dada pela 20°Delegacia Regional.

O delegado Ricardo Carneiro disse que as ameaças foram divulgadas por uma rede social  gerando um certo temor à população.

Após a captura, o identificado foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos, e o caso segue sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário