sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As homossexuais que não se reconhecem em um corpo de mulher poderão adequar o biológico ao psicológico no Sistema Único de Saúde (SUS). Hospitais da rede pública já podem oferecer a cirurgia de mudança de sexo para mulheres se tornarem

Texto publicado pelo Diário Oficial da União ampliará benefícios para transexuais masculinos e femininos. 

r
Foram publicadas pelo Ministério da Saúde as novas regras de atendimento de transexuais e travestis pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Por meio do texto, transexuais poderão ser fazer cirurgia de troca de sexo.
Com as mudanças, agora será possível aos transexuais masculinos retirarem as mamas, o útero e os ovários. Também incluído o direto à terapia hormonal para adequação à aparência masculina.
Para as transexuais femininas haverá a possibilidade de efetuar a cirurgia de implante de silicone nas mamas pelo SUS. Além da terapia hormonal, cirurgia de redesignação sexual, de redução do pomo de adão e adequação das cordas vocais.
Os travestis também entraram na lista de beneficiados pela medida. A partir de agora a portaria define que o tratamento não será focado apenas nas cirurgias, mas em um atendimento global com equipes multidisciplinares.
Para ter início à terapia com hormônios foi definido que a pessoa deverá ter, no mínimo, 18 anos. A idade sobe para 21 anos nos casos que forem necessários procedimentos cirúrgicos. O Ministério da Saúde publicou em julho deste ano uma portaria para reduzir as idades para 16 anos e 18 anos, mas a medida foi suspensa no mesmo dia.




Um comentário: