Forças Armadas
Fogo amicíssimo
Na chefia da Aeronáutica desde 2007 e a caminho da reserva, Juniti Saito quer fazer o sucessor. O escolhido é o brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, responsável pela área de logística da Força. Oficiais insatisfeitos criticam a escolha, atirando nos dois quatro estrelas. A eles atribuem o fato de que, das cerca de 600 aeronaves da FAB (incluindo helicópteros), cerca de 250 estão inoperantes. A soma de horas voadas caiu de 170 mil/ano para 140 mil/ano. E o custo de manutenção da frota subiu.
OAB
Antiguidade é posto
Antiguidade é posto
O Conselho Federal da OAB decidiu que juízes e promotores aposentados podem pedir reinscrição nos quadros da entidade com os números que tinham antes do ingresso nessas carreiras. Até a última terça-feira 18, quando Suas Excelências penduravam as togas e voltavam a advogar recebiam registros como se recém-formados fossem – e não gostavam de parecerem novatos. Com a “interpretação elástica” do Estatuto da OAB (1994), um Operador do Direito que passou pelo serviço público é um “velho advogado”.
Rio de Janeiro
Finalmente
Sérgio Cabral deixa o cargo de governador do Rio de Janeiro dia 4 próximo. Ao dar posse ao vice Luiz Fernando Pezão, ele anunciará sua candidatura ao Senado. Que será mantida, ou não, ao sabor de futuras articulações políticas e sondagens eleitorais.
Finalmente
Sérgio Cabral deixa o cargo de governador do Rio de Janeiro dia 4 próximo. Ao dar posse ao vice Luiz Fernando Pezão, ele anunciará sua candidatura ao Senado. Que será mantida, ou não, ao sabor de futuras articulações políticas e sondagens eleitorais.
TCU
Triste realidade
Voltado basicamente para quem tem de 15 a 17 anos, o ensino médio foi reprovado na maior auditoria feita até hoje na educação. Mil problemas, segundo relatório examinado, na quarta-feira 19, no TCU. A meta de ter 85% dos jovens nessa faixa etária matriculados até 2016, como exige o Plano Nacional de Educação, está seriamente ameaçada – a taxa de escolarização hoje é de 52%. Também faltam salas de aula. O déficit de professores é de 32 mil, mas 61 mil mestres não lecionam. O estudo teve apoio de 28 tribunais de contas do País.
nternacional
Caixa vazia
Na 55ª Assembleia Anual de Governadores, que começa na quinta-feira 27 na Bahia, o BID exibirá o resultado de uma pesquisa com cinco mil entrevistados na América Latina: 78% têm certeza de que a mudança global impacta suas cidades, onde o problema da falta de água se agrava. As entrevistas foram feitas em cinco metrópoles do continente, incluindo São Paulo. A ministra Miriam Belchior chefiará a delegação brasileira.
Brasil
Bem-vindos
Conhecido por acolher estrangeiros de braços abertos, o Brasil sediará a Conferência Cartagena + 30, em dezembro, por decisão do Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Na capital federal espera-se que os países da América Latina e do Caribe adotem a Declaração de Cartagena e um Plano de Ação para melhorar a proteção para refugiados, solicitantes de asilo e apátridas.
Turismo
Mar revolto
Mar revolto
A crise brasileira está aportando no luxuoso mercado de cruzeiros marítimos. Há alguns anos, o Brasil era o novo Eldorado nesse segmento. Mas, a média de ocupação dos passeios pela costa vem baixando ano a ano. Na temporada iniciada em novembro e que termina este mês, a chiadeira dos empresários foi enorme. Com menos de 70% da lotação, o que se diz é que o transatlântico paga para navegar.
CNJ
Vapt-vupt
Vapt-vupt
O CNJ presidido pelo ministro Joaquim Barbosa faz mutirão nos presídios, desde segunda-feira 17 e até o dia 28. Iniciativa boa, mas com reflexos. No Rio de Janeiro, por exemplo, como dez mil processos de detentos do regime fechado estão sendo transferidos do 10º para o 3º andar da sede do Tribunal de Justiça para parecer de 16 juízes, a VEP parou de receber petições. Só atua em casos de alvarás de soltura por término de pena e internações hospitalares. O prazo curto restringe ainda a ação da Defensoria Pública e advogados dos presos.
Petrobras
Terra & Mar
Diante dos grandes congestionamentos no Rio de Janeiro, técnicos da Petrobras consideram desengavetar um projeto que prevê o uso de chatas para transporte de querosene aos aviões que operam no Santos Dumont. As embarcações acessariam o aeroporto pelas águas da Baía da Guanabara, tirando das vias do Centro carioca até 20 caminhões-tanque por dia. Resta saber se, como na primeira tentativa, o plano será fulminado pelas boas relações de burocratas da estatal com a empresa terceirizada, que é dona das carretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário