terça-feira, 10 de junho de 2014

TUTÓIA - CIDADE DESPROTEGIDA





Cidade desprotegida!


O ano de 1993 a 1996, a cidade de Tutóia, foi administrada pelo 1° médico eleito prefeito, com a esperança que a saúde deste município, deveria seguir um novo rumo. Centro Hospitalar, centro cirúrgico, corpo clínico médico, ambulância equipada e um grupo de funcionários sempre bem treinados para atender um povo que lá necessita dos serviços públicos de saúde. Mas 4 anos, se passou e a saúde pública  na UTI,continuou.  1997 a 2004, assumiu um ex. bancário jovem que a população depositou seu voto de confiança mas se repetiu 8 anos, total caos na saúde pública e desvios de recursos públicos... 

Várias pessoas ligadas ao governo municipal na época tiveram suas rápidas passagens na pasta da Secretaria de Saúde, e só aumentou a crise na área, o governo resolveu nomear tamanha crise de corrupção, o padre Chagas, que coordenou a paroquia de Tutóia, por um período de uma década mas durante sua ligeira permanência pela Secretária, ficou difícil segurar o rombo que só crescia a cada mês e assim renunciou o cargo.

Mas veio novamente o velho governo do ex. Prefeito, Zilmar Melo Araújo, e foram mais 4 anos de perseguições na época comandado por 4 pessoas de sua alta confiança.  Em resposta da mal gestão que finalizou em 2008, uma crise se instalou contra funcionários públicos contratados por atrasos de pagamentos, que lhe rendeu uma grande revolta popular invadindo sua residência com quebra-quebra, saques, e atear de fogos usando gasolinas, e populares envolvidos no manisfesto furtando objetos como bens pessoais, e materiais (televisores).

Veio um governo que foi acreditando pelas  pessoas mais humildes do colegiado eleitoral. Os pescadores e lavradores da região.  Mas com o acúmulo do poder começou a surgir as mais amargas respostas que um povo poderia sofrer.  "O nepotismo familiar"  aos poucos as lideranças e militâncias passaram a descobrir que nunca passou de um golpe municipal com as pessoas que muito contribuíram no Projeto Político Familiar, que se iniciou em 2009 e ainda estão vivenciando 2014 e está previsto a concluir até 2016!

Hoje não há como esconder dos olhos de uma população que confiaram e não acreditavam no crescimento do "Nepotismo" com todas as áreas públicas completamente dominada. Vejamos abaixo um breve demonstrativo:

. Educação (família)
. Saúde       (família)
. Secretaria de Fazenda (família)
. Secretaria de Gabinete (família)
. Secretaria de obras (família)
. Secretaria de Assistência Social (família)
. Secretaria de Pesca (família)
. Outras....                   (família).

Diante desses tópicos relembrados não poderia deixar de documentar um dos mais recentes fatos ocorridos no dia 21 de Maio de 2014, ás 15:00 horas de quarta-feira, quando 5 com mais 2 da oposição vereadores resolveram mostrar para população o rompimento de apoio ao atual gestor.  Foi um marco histórico  desse Município, a quebra de acordo de uma maioria da base de um governo por não cumprir os acordos e ser surpreendido por uma eleição antecipada causando a queda do atual presidente da casa que é seu sobrinho.

Hoje a população ainda deve está se perguntando qual será a resposta de tudo isso?  Mas o processo é fácil de entender! Foi quebra de acordo...

Espera-se ainda uma Tutóia liberta, e o sorriso de um povo, que hoje sofre de cabeça baixa. Dias melhores virão, e esperamos a cada dia um povo bem mais participativo nas ações de uma gestão.

Abaixo relatos de um pai!



Alerta - Ouvindo um cidadão conversar com um Vereador nesta terça-feira(10), com uma aparência abatida me chamou atenção quando o mesmo pedia para rever nesta cidade através da Câmara Municipal, a lei que determina um atendimento farmacêutico 24 horas, por ter passado na noite anterior um vexame com seu neto de 1 ano de idade um problema de saúde e precisava comprar o medicamento prescrito pelo médico, do plantão e por não ter disponível a medicação apropriada para o problema unidade hospitalar. Disse o avô da criança que em todas as farmácias que tentou comprar o medicamento não foi possível ser atendido. 

E ao se dirigir ao Vereador fez a reivindicação...(!!!!) O vereador respondeu ao avô da criança que a lei já existe o que faltava era uma parcela de contribuição da Prefeitura Municipal. Um dos pontos que insistiu o avô da criança foi perguntar o Vereador o que seria essa contrapartida? (???)... Disse o Vereador, que a cidade hoje se encontra desprotegida por omissão do Poder Público, com assaltos e furto que vem crescendo e o plantão farmacêutico hoje na cidade de Tutóia é comprometedor no aspecto segurança pública...!!! Mas tentei orientar o avô da criança dizendo que é louvável seu pedido ao Vereador, mas seria uma rápida campanha para conseguirmos centenas de assinaturas e podermos encaminharmos para a Câmara Municipal, Prefeitura, e Ministério Público, mas foi um momento rápido que trouxe várias reflexões com o abandono que hoje constata essa cidade na área da Segurança Pública.

 A entrada da cidade sempre foi fácil para visitantes que planejam praticar o mal... etc... Assim espera ser resolvido os reclames da população por omissão das duas instituição que poderia ser o conjunto das reivindicações. Afirmou o Vereador. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário