Maranhão da Gente
A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, esteve reunida com a Comissão Integrada do Reggae e Turismo do Maranhão. Na reunião, a Comissão do Reggae e Turismo, presidida por João Fábio de Araújo, apresentou as atividades voltadas para o turismo nos últimos anos e reforçou a disposição em contribuir para o desenvolvimento do setor, garantindo que o Reggae seja mais uma ferramenta do Maranhão para atrair visitantes. “Nosso grupo é formado por membros eleitos representantes de vários segmentos da cadeia produtiva do movimento do reggae, envolvendo bandas, cantores, DJs, grupos de dança, radiolas, equipes de vinil, artesãos, gastronomia, empresários, entre outros. Nosso propósito é fortalecer os destinos maranhenses por meio desse movimento tão marcante e forte no Estado”, declarou João Fábio.
A secretária apresentou aos presentes um breve panorama do posicionamento turístico atual do Maranhão e reforçou a importância do reggae como um produto formatado para turistas. Também anunciou a criação de um Plano de Promoção do Reggae do Maranhão: “Reconhecemos a força do movimento e da expressão cultural, fonte geradora de emprego e renda, e altíssimo potencial turístico”, afirmou. Ainda de acordo com a secretária, as ações incluirão desde a capacitação dos profissionais envolvidos, até ações de marketing para motivar a vinda do turista por meio do reggae.
Reggae do Maranhão . Gênero musical com origens jamaicanas, o reggae popularizou-se no Maranhão na década de 70, por meio dos programas de rádios caribenhas que eram ouvidas no Estado. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais desde músicas folclóricas da Jamaica, além de ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, com uma batida bem característica e contagiante. Entre os adeptos ao movimento em São Luís e outras cidade do litoral maranhense, o Reggae Root’s é o de maior preferência, pois é dançado em grupo através de coreografias ou agarradinho. Na capital São Luís, existem vários clubes de reggae e bares especializados. Os mais frequentados por turistas e visitantes ficam no Centro Histórico e na Avenida Litorânea. Nas festas de reggae, comandadas por DJs, o grande são os poderosos equipamentos de som, as radiolas, que formam imensos “paredões”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário