quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Flávio Dino: “O Brasil tem virtudes, valores e caminhos para enfrentar esse momento de dificuldade”


Rota das Emoções-Ma e estados vizinhos

Captura de Tela 2016-01-26 às 20.03.31

Durante o evento na manhã de terça-feira(26), que marcou o retorno de ações de desenvolvimento da Rota das Emoções – que integra municípios do Maranhão, Piauí e Ceará –, o governador Flávio Dino defendeu o diálogo em defesa do Brasil. “Este momento é simbólico porque mostramos que é possível traçar novos caminhos em busca do desenvolvimento. Esses três estados, que são jocosamente identificados como símbolos do atraso, estão hoje na vanguarda do pensamento brasileiro, de modernização e transformação social nesta hora de dificuldade do País”, disse Dino.
Durante a cerimônia em que os Estados assinaram o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que visa promover, capacitar e fortalecer o turismo sustentável da Rota, o governador do Maranhão comentou o movimento que tenta impor uma agenda contra o Brasil e os brasileiros. “Devemos combater essa agenda monotemática de que o Brasil acabou, que tudo é crise. É claro que temos muitos problemas e passamos por um momento de dificuldade. Mas ao mesmo tempo, temos muitas virtudes, muitos valores e muitos caminhos a serem trilhados para enfrentar essa quadra de dificuldade”, ressaltou.
Flávio Dino destacou a legitimidade das disputas políticas entre governo e oposição e os diversos partidos políticos, como saudável à democracia. “Respeito muito todas as vozes dissonantes e discordantes em relação aos rumos do nosso governo, mas faço questão de convocar a todos os maranhenses para que ajudem o nosso estado. Do mesmo modo é a situação do Brasil. Não podemos fazer disso o jogo do vale-tudo, de deslegitimar a democracia e as instituições republicanas aos olhos da população”.
Ainda sobre a união de esforços entre o Maranhão, Ceará e Piauí, Dino afirmou que esta iniciativa representa a articulação e o diálogo entre três estados, cada um com sua história, com sua trajetória e com sua beleza, abrindo mão de particularismos e regionalismos e colocando em primeiro plano as necessidades da população. “Sabemos das carências que essas regiões possuem, mas é necessária essa concentração de vontades que nós estamos aqui simbolicamente vivendo hoje, em busca da consolidação da Rota das Emoções”.
Rota das Emoções
Para o governador Flávio Dino, a Rota das Emoções foi uma criação dos habitantes da região e dos turistas, que desde tempos imemoriais ignoram as fronteiras geográficas e se unem em busca da sobrevivência e do caminho de desenvolvimento. “O caranguejo de Araioses é consumido em Fortaleza. Isso mostra que há a possiblidade de unidade que ultrapassa meros convencionalismos jurídicos”.

A retomada da ADRS faz com que os Estados assumam obrigações. “Maranhão, Ceará e Piauí estão comprometidos com um total R$ 1,5 milhão para reestruturar a agência, com um corpo profissional capaz de desenvolver o papel de promover a Rota das Emoções. A primeira ação será em Berlim, na Alemanha, durante a feira ITB, considerada um dos maiores eventos de turismo do mundo. Ainda no primeiro semestre, realizaremos um evento em São Paulo, que é o principal emissor de turistas do Brasil”, anunciou Dino.
Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário