Governo planeja ações para eliminar e prevenir riscos sanitários à saúde da população
Planejar para intensificar ações educativas de inspeção e fiscalização que possam eliminar diminuir e prevenir o risco sanitário, protegendo a saúde da população, é a finalidade do Seminário de Avaliação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa).
Durante o seminário encerrado na quinta-feira (21), no auditório do Parque Botânico da Vale, em São Luís, foram apresentadas as metas alcançadas pela Suvisa em 2015, no que se refere à gestão, capacitação, inspeção, fiscalização, como também as dificuldades enfrentadas pelo órgão para realização do trabalho.
Os temas principais de discussão foram pautados na análise dos avanços e perspectivas da Vigilância Sanitária Estadual: descentralização das ações entre as esferas estaduais e municipais, implantação da gestão do risco e participação social nas ações de capacitação e educação permanente.
“Buscamos discutir o processo de trabalho e a forma como a Vigilância Sanitária se relaciona com a sociedade. É importante esclarecer que a Visa vai além do aspecto sanitário – também há o aspecto econômico, impactando na vida econômica, cultural e no trabalho das pessoas. Estamos buscando fazer uma Visa mais eficiente, para que esses aspectos se desenvolvam de forma educativa, inclusiva e participativa”, ressaltou o superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Luís Marcelo Vieira Rosa.
Silvio Champoudry, especialista em TI (tecnologia da informação) da Suvisa, ressaltou a importância do seminário. “É muito bom podermos avaliar o que foi feito, quais as dificuldades enfrentadas durante o ano, e o que fazer para que agora em 2016 a Vigilância Sanitária possa oferecer serviços com mais eficiência a população”, contou Champoudry.
Ainda fizeram parte das discussões do seminário, o trabalho da Suvisa de regular os processos e produtos que interferem na saúde das pessoas, a fiscalização e monitoramento, aplicação de infrações, intimações e interdição, quando necessário. No seminário também foram realizadas dinâmicas de grupo, abordagens sobre instrumentos de planejamento e gestão, painel sobre desempenho, levantamento de dados, e a construção e elaboração de propostas a curto, médio e longo prazo.
Fonte: Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário