quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nota do dia... Quais os caminhos para o futuro de Tutóia após 2016





Quais as medidas da sociedade quando se depara com cenas nos finais de semana numa cidade turística e potencial?


     Centro da cidade. Avenida Paulino Neves
                           Beleza e potência




A forte potência do turismo sem estrutura nos quatro cantos do município não tem sensibilizado a máquina pública, diante das grandes belezas que nos proporcionam nas belas praias, rios balneários, ilhas, mar, dunas, são tantos atrativos e opcionais pertencente a esse pedaço do Maranhão.

Ás vezes nos deparamos com imagens que talvez não seja propriamente ignoradas pelos moradores natos em acharem que sejam normais. Seria essencial que pudéssemos ter adequadamente um padrão mantido com os bons serviços públicos com mais eficiência. Limpeza nas vias públicas, ruas, avenidas, praças, praias.

Mas nos últimos anos os reclames tem sido constantes a convivência de lixos acumulados nos finais de semana, animais contribuindo na poluição da cidade, soltos e se alimentando em sacolas de lixos domésticos. 

Além da população, qual a boa impressão levada dos visitantes vindo de estados brasileiros e de outros países, por já termos título de uma cidade praiana e turística? 

Vivemos no mundo da globalização e das evoluções de cidades que eram pacatas e se transformaram em níveis desenvolvidos quando os seus administradores consolidam os bons relacionamentos Poder Público e Sociedade.

As políticas públicas, é necessários acontecer para o melhoramento e qualidade de vida de uma população. O gestor não precisa se prender somente em uma específica área. Centralizar os recursos públicos do tesouro nacional, somente para uma finalidade sobrecarrega as outras áreas.

Tutóia, necessita pelo tamanho de sua história:

De um bom atendimento e com um hospital de poste, para atender sua população de quase 70 mil habitantes.

O município, que é ligado com mais de 140 comunidades vizinhas, está longe das melhorias de vida de sua gente, por falta de comprometimento de gestão, pelos valores que é recebido do tesouro nacional.

Falar de saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico, cultura, turismo, assistência social, agricultura, pesca, etc... É tentar voltar ao passado e nos perguntar. Tutóia, está no seu décimo quinto gestor de sua história desde 1938, se a memória não me engana. Século XXI, é impossível conseguir conviver com tantos recursos e ficarmos assistindo animais soltos nas ruas, cidade com odor nas vias públicas, pacientes sendo deslocados para outras cidade vizinha Parnaíba-Piauí, em busca de socorro médico.

O turismo em Tutóia, poderia ser na atualidade uma das grandes referências na economia desse município. Mas as pioneiras responsáveis hoje são as pousadas locais e as embarcações que divulgam nossas riquezas naturais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário