A força no Partidário está nas mãos do segundo poder!
Grupo dos oito, terá uma força tarefa de resgatar a credibilidade da comunidade tutoiense, em meio há anos de descréditos onde a sociedade espera contar com a participação de todos legisladores do blocão da oposição.
Em fevereiro de 2013, nascia duas vozes de um pequeno espaço dentro do grupo da oposição formado por Christian Noronha e Zé Orlando. Época que a Casa, já havia uma participação popular mas com total descrédito em assistir tantas reclamações nos quatro cantos desse município, mas nada havia chances de ser aprovada a favor da sociedade, pela minoria na época formada pelo dois parlamentares que recebiam votações esmagadoras dentro do Legislativo.
Em 2014. Meses vésperos as pré-campanhas do governo do estado foram se aproximando nascia as articulações aos simpatizantes do partido e projeto Pcdo B, que já encabeçava em todo Maranhão, o líder Flávio Dino.
O cenário no município de Tutoia, naquela época se começava a pintar um desenho no quadro de ex. aliados do atual governo Municipal, que não concordavam com o modelo de gestão que empurrava o executivo.
As articulações migrava a cada membro da Casa, que pertencia a base do governo, enquanto somente dois da oposição não conseguiam respirar diante das esmagadora desaprovação dentro da Casa, quando tentava se aprovar algum projeto de lei. O pequeno grupo de dois naquela época, formado por Orlando e Christian, em algumas vezes tiveram que se socorrer com a justiça. Onde onze falava em tom mais elevado do que dois.
Assim o cenário foi mudando a pedra do jogo, de dois do bloco da oposição a cada mês que se fortalecia na soma dos pares. Com uma eleição da Presidência da Mesa Diretora, que aconteceria no final de dezembro de 2014, em um País Republicano, seria normal dentro do Regimento Interno, a antecipação da mesma eleição, previstas em Maio/2014, para o biênio do próximo presidente entre 2015/2016.
A costura e as boas articulações naquela época já se cogitava a visita do candidato a governador em uma de suas agendas política em cidades do Baixo-Parnaíba. E Tutoia, era uma das cidades anfitriãs para a receptividade do governador onde o local seria na Sede da AABB. Alguns vereadores por acompanhar o crescimento do candidato ao governo do Estado, que disputaria naquela época com um Saneyzista, já sabia diante das páginas de jornais, blogs, que Dino, estava sempre à frente das pesquisas entre os demais concorrentes.
Cinco vereadores que já viviam desgastados com o modelo de gestão do executivo, não pensou duas vezes em romper com o governo municipal atual, e se juntar aos dois da oposição Orlando e Christian, na época e partindo semanas depois para a eleição antecipada da Casa,
2014, o bloco que iniciou com dois, já era maioria com sete. Com a eleição que derrubou naquele ano o atual presidente que tentava sua reeleição. O cenário no município nunca mais foi o mesmo. Se criando uma guerra na justiça do Maranhão, em definir quem de fato poderia ser o definitivo titular presidente da Mesa Diretora da Casa, para o biênio/2015 e 2016.
O descrédito ficou na memória de toda sociedade na Casa dos treze, em meio as travadas queda de braço nos Tribunais do Maranhão. Agora o cenário demostra que um histórico precisa ser dado um voto de confiança, por uma cidade que não vive bons momentos para seu povo. O blocão da oposição se assim será chamado terá na cartola as forças da Carta Magna e o Regimento Interno, em mostrar para essa população que muito se arrecada nesse município do Tesouro Nacional, e não se sabe quais os rumos certos que se segue corretamente,
Está dado o recado ao blocão que deixou de ser dois pra se transformar em oito
Bloco: Vereadores. Zé Orlando(SD), Romildo(PSDB), Elias(PSC), Antonio Chico(SD), Raimundo do Sintraf(PDT), Zé de Mar(PRB), Pedro Agripino(SD), Binha(PRB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário