domingo, 15 de junho de 2014

15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa


Idosa
Somente neste primeiro semestre foram contabilizadas 50 denúncias feitas pelo Disque 100.


 (Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís - )
 
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo do dia é expor a problemática da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como algo normal.

Em entrevista a O Imparcial, a Delegada Rosa Maria Campos, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso em São Luís, conta que os dados são alarmantes. “Não recebemos denúncias somente pelo Disque 100, mas também de pessoas que chegam a nossa delegacia ou que vão diretamente ao Ministério Público do Idoso”, conta.

A Delegada declara que a maior parte das denúncias, que são feitas com total anonimato, são de maus tratos dentro da própria família, principalmente quando há membros viciados em drogas.

“Esse é um grande problema que enfrentamos. A grande maioria dos idosos abusados não relata o que acontece por medo de represálias, de serem abandonados ou por incapacidade de comunicação. Por isso, é preciso estar atento a sinais como marcas estranhas no corpo do idoso, se ele tem estado mais calado ou retraído.”, detalhou a delegada.

Para denunciar casos que violam os direitos dos idosos, basta comparecer pessoalmente ou ligar para a Delegacia de Proteção ao Idoso, através do telefone (98) 3221-2119 ou (98) 3221-3381, ir a Ministério Público do Idoso, ou ainda, ligar gratuitamente para o Dique 100. Caso a vítima seja uma mulher é ainda possível que a denúncia seja feita na Delegacia Especial da Mulher, através do telefone (98) 3214-8650 ou 0800 280 6060. É garantida a preservação da identidade do denunciante.

Perfil do Agressor:
- Dependente financeiro/afetivo: Observa-se que os agressores tendem a ser conjugues/companheiros e ou familiares próximos das vítimas. São pessoas que possuem uma relação de dependência financeira e/ou afetiva com a pessoa idosa.  

- Dependente químico: Diversos estudos descrevem os agressores como pessoas com histórico de fumador e consumidor de álcool ou outras substâncias psicopatias, que geralmente apresentam problemas psicológicos e desvios comportamentais.

- Histórico de agressão familiar: O exercício de violência e as características dos agressores podem estar relacionadas com o fato de que em algumas famílias a história pregressa de violência na qual o idoso mantinha uma personalidade dominadora e controladora sobre os filhos. Torna-se uma tendência a inversão dessas posições quando o pai ou a mãe envelhecem e se tornam dependentes. Os filhos tendem a revidar o tratamento com o qual foram tratados anteriormente, ainda que inconscientemente.

- Estresse: Outro aspecto da ocorrência da violência seria o estresse, além da exaustão física e emocional provenientes dos cuidados dispensados, principalmente em casos de doença crônica e incapacidade funcional.

Tipos de violência contra o idoso:

- Violência física, maus-tratos físicos ou abuso físico dizem respeito ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

- Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.

- Violência sexual, abuso sexual referem-se ao ato ou ao jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses agravos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

- Abandono é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

- Negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência contra os idosos mais presente no país. Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

- Abuso financeiro ou material consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.
- Autonegligência diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

- Violência Medicamentosa trata-se da administração por familiares, cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos. Fonte: O  Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário