quarta-feira, 18 de junho de 2014

CONCURSO PÚBLICO DE TUTÓIA É APROVADO POR VEREADORES DA OPOSIÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA(18)




Em uma das sessões longa nesta tarde de 18 de Junho, quarta-feira Câmara aprova Projeto de Lei, do Concurso Público em Tutóia!


Mesmo com atraso da aprovação do Projeto de Lei, para realização do Concurso Público, no Município de Tutóia, exigido pelo Ministério Público, em novembro de 2013, Vereadores da oposição entre eles, Binha e Zé Orlando, foram combatentes durante toda sessão do dia onde não aprovavam as manobras do governo por não está no texto do Projeto de Lei, algumas principais áreas que necessita o povo de Tutóia.

Se constatou pela leitura do Vereador Binha, da oposição que o governo Municipal, não tem interesse de abrir vagas para as áreas, da Segurança Pública, Saúde, Vigias, Professores. Foram várias horas com discussões árduas pelo Vereador Binha, onde contestavam o texto do Projeto de Lei, que só vinha prejudicar os interessados candidatos a concorrer o Concurso. As discordâncias por parte do Vereador diante dos itens já imposto pelo Poder Público, só cresceu durante a sessão as discussões entre Vereadores da oposição e situação.

Os três Vereadores que participaram dos debates  na pauta do Projeto de Lei, foram Binha, Zé Orlando, Cristian Noronha. Com destaque durante os debates contra os erros no texto do Projeto de Lei, foi o Vereador Binha, que discordava no mérito da questão. Zé Orlando, Vereador da oposição fez crescer a postura do Vereador Binha, quando usando a fala disse que o mencionado Projeto, seria uma afronta a democracia e feria a Constituição deste País. E que a mesa Diretora estava trazendo para essa casa, uma pauta que já deveria está aprovado por muito tempo e não de forma arbitrária e ferindo as normas regimentais do Parlamento maior.

As contestações dos Vereadores Binha e Zé Orlando, Cristian Noronha, da oposição novamente fez o Presidente da Casa, suspender a sessão por 20 minutos, para as comissões apresentarem seus pareceres sobre a aprovação do Projeto de Lei, do Concurso. Uma minoria da população acompanhava a sessão com a pauta de grande interesse para os candidatos que irão concorrer após o Edital baixado. Mas uma das Comissões que é presidida por uma Vereadora, da base do governo e Presidente da Comissão de Educação, (Maria do Carmo), demostrou está meio perdida em suas avaliações e defesas sobre o Projeto de Lei. Foi titular de uma das assinaturas de um dos pareceres que trazia para a pauta acertos e correções para preenchimentos de outras áreas a concorrer mas acabou negando a aprovação de um dos pareceres que beneficiava a população.

O blog, avaliou durante a longa sessão desta quarta-feira(18), que a Eleição da Câmara Municipal antecipada e realizada dia 21-05-2014, a democracia discutida com os Vereadores atuais da oposição, a cada realização das sessões vem atraindo a presença popular que há anos estava ausentes das participações e discussões da Casa Legislativa. E nesta tarde se registrou que a Mesa Diretora da Câmara, ficou perdida quando foi provocada com o texto fora dos padrões de um regimento que pudesse ser bem avaliado e aprovado pela maioria.

O retorno da sessão do dia cresceu as discussões e chegaram a um consenso no texto do Projeto de Lei. Ou seja Vereadores da oposição e da base do governo acordando algumas ressalvas no Projeto, aprovaram a Lei do Concurso Público.

Resta agora caso haja manifesto contrário a aprovação segui para encaminhamento ao Ministério Público, para ser revogado sua aprovação e Edital. Devido o Poder Público, não disponibilizar algumas áreas que hoje necessita a população a concorrer. Agente de Saúde, enfermeiro, guarda municipal, foram cargos que não foi de interesse pelo Gestor Público. Contratos deverá ainda permanecer como máquina de votos e mal intencionados para escravizar funcionários que não terá suas garantias em Lei.

O blog. na próxima publicação voltará com as vagas a disponibilizar para concorrer nas seguintes áreas:  Isso se o Ministério Público, não acatar a denuncia por parte de alguns Parlamentares da oposição ou da Instituição do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia.  Breve continuidade da matéria sobre o Concurso Público de Tutóia. etc...

Observação: Por o regimento da casa, não permitir as sessões de fotos na parte interna da sessão as imagens algumas ficaram sem qualidades.


O que difere do Projeto original já publicado AQUI é somente as vagas que agora são:

35 vagas para Auxiliar Administrativo
04 vagas para Digitador
04 vagas para Médico Clinico Geral
02 vagas para Enfermeiros
01 vaga para Assistente Social
01 vaga para Psicólogos
25 vagas para professores de Matemática de 6º ao 9º Anos
10 vagas para professores de História (antes eram duas apenas)
10 vagas para professores de Geografia (antes eram duas apenas)
10 vagas para professores de Educação Física (antes eram duas apenas)
10 vagas para professores de Ciências (antes eram sete apenas)

O que merece análise: No concurso de 2010 foram ofertadas 52 vagas para Professor de Matemática, apenas 11 vagas foram preenchidas. Agora são oferecidas apenas 25. Será que tem algo errado?

O Projeto do Concurso foi aprovado antes mesmo do Plano de Cargos do Magistério Público Municipal. Isso vai dar confusão quanto ao salário e carga horária.


Assim, algumas da modificações são as seguintes: 

de 02 vagas para professor de Geografia 6º ao 9º ano - agora passa a ser 10 vagas;
de 02 vagas para professor de história 6º ao 9º ano - agora passa a ser 10 vagas;
de 18 vagas para professor de matemática 6º ao 9º ano - agora passa a ser 25 vagas;
de 07 vagas para professor de ciência naturais 6º ao 9º ano - agora passa a ser 10 vagas;
de 04 vagas para professor de educação física 6º ao 9º ano - agora passa a ser 10 vagas;
de 2 vagas para digitador - agora passar a ser 5 vagas;

Os demais termos do parecer, foram acrescido ao projeto como destaques, que foi apreciado e aprovado pelos vereadores presentes (Antonio Chico, Maria do Carmo; Zé Orlando, Binha, Cristian Noronha, Nilson, Gean, Rafael, Zé de Mar e Paulinho).

                   Vereador Binha solicita mais vagas no Projeto de Lei


                   Praça Getúlio Vargas - Centro de Tutóia

                              Populares na Galeria             
                           
                     Vereadores discutem sobre os pareceres das comissões do Projeto de Lei        

Nenhum comentário:

Postar um comentário