quinta-feira, 26 de junho de 2014

As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes


Ação é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26)


Será realizada na manhã desta quinta-feira (26) uma ação em prol do Dia Internacional de Combate às Drogas. Por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio do Núcleo Biopsicossocial do órgão

De acordo com a psicóloga e chefe do Departamento Biopsicossocial da SSP, Daniela Prazeres, a ação visa sensibilizar e conscientizar os servidores sobre o assunto.

Membros dos alcoólicos e narcóticos anônimos e dirigentes da Fazenda da Esperança participarão, juntamente com os servidores da secretaria, de um bate papo sobre os malefícios causados pelo uso das drogas.

Sobre a data 

Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.

Em 1997 a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005.

Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes. Informações: Jornal o Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário